5 de agosto de 2019

ADVOGADOS BURLAVAM JUSTIÇA PARA FAVORECER MEMBROS DE FACÇÕES


Investigação revela advogados e servidores do Poder Judiciário modificaram a tramitação de processos e falsificaram documentos. Duas advogadas também são acusadas de participar de furtos a caixas eletrônicos no Ceará

Os oito advogados alvos de mandados de prisão, na Operação Rábula, cometiam diversos crimes com o intuito de burlar o Sistema de Justiça e favorecer membros de facções criminosas, de acordo com a investigação. O Ministério Público do Ceará (MPCE) e a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) deflagraram a ação, ontem (2), para desarticular o esquema criminoso, que também incluía um servidor efetivo e dois funcionários terceirizados do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), além de um soldado da Polícia Militar do Ceará (PMCE).
A Vara de Delitos de Organizações Criminosas expediu 15 mandados de prisão (sendo oito preventivas e sete temporárias) e 25 mandados de busca e apreensão, que foram cumpridos em residências e escritórios de advocacia, em Fortaleza, Caucaia e Maracanaú. Os investigados são acusados de organização criminosa, corrupção ativa e passiva, concussão, tráfico de influência, exploração de prestígio e estelionato, conforme a participação individual.
Os advogados Hélio Nogueira Bernardino, Phablo Henrik Pinheiro do Carmo, Samya Brilhante Lima e Suellen Brilhante Lima foram alvos de mandados de prisão preventiva. Também foi determinada a detenção de Cil Farney Soares dos Santos, Juliane da Costa Negreiros da Silva, Rafael Luiz Cruz da Silva e Rogério Said.
Já os mandados de prisão temporária foram direcionados aos advogados Erlon Sílvio Moura de Oliveira, Fabíola Joca Nolêto, Ilonius Máximo Ferreira Saraiva e Maria do Socorro Maia Landim, além dos particulares Antônio Elton de Oliveira Lima, Francisco Santorélio da Costa Pontes e Luciano Firmino Bernardo Junior. Todos tiveram a quebra dos sigilos telemático, bancário e fiscal decretada pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas.

Leia mais no Diário do Nordeste

Um comentário:

Anônimo disse...

isso e o brasil, da nosso essas leis que favorecem bandidos