30 de novembro de 2018

A GUARDA MUNICIPAL DE FORTALEZA USARÁ ARMA DE FOGO E AUXILIARÁ A PM NA SEGURANÇA PÚBLICA DA CAPITAL


A GMF foi modernizada e está assumindo importante papel na Segurança Pública da Capital

O projeto de prevenção à violência em Fortaleza, através do Programa Municipal de Proteção Urbana (PMPU), ganha impulso a partir desta sexta-feira (30). É que, finalmente, a Prefeitura de Fortaleza, através da sua Secretaria Municipal de Segurança Cidadã, obteve da Polícia Federal a autorização para a emissão de portes e armas para os guardas municipais.
Mais de uma centena de guardas estarão recebendo, paulatinamente, a autorização para o porte de armas de fogo. O armamento já foi comprado (pistolas e escopetas) e faltava apenas a PF concluir a parte burocrática para a emissão dos portes. Nesta sexta-feira a primeira turma da Guarda recebe as armas e os respectivos portes.
O Programa Municipal de Proteção Urbana tem garantido a redução da criminalidade onde já foram instaladas as Células de Proteção Comunitária, são as torres blindadas que servem como base para as operações de prevenção e combate à violência. Elas já estão instaladas no Jangurussu, Goiabeiras, Vila Velha, Barra do Ceará e, nesta sexta, será inaugura a quinta, no bairro Caça e Pesca. Em janeiro será a vez do Canindezinho. O coordenador do projeto, vice-prefeito Moroni Bing Torgan (DEM), está entusiasmado com o programa dados os resultados obtidos até agora. A redução de homicídios e roubos tem sido contundente onde as torres foram instaladas.
Depois de Jangurussu, Goiabeiras, Vila Velha, Barra do Ceará e Caça e Pesca, serão instaladas, em 2019, as torres do PMPU nos seguintes bairros: Canindezinho, Antônio Bezerra (Avenida Mister Hull), Messejana (CE-040, próximo à comunidade Por do Sol), Aerolândia, Mondubim, Edson Queiroz e, finalmente, no Centro de Fortaleza. A do Centro terá uma dimensão e projeto especiais com vistas a garantir a segurança numa área onde cerca de 600 mil pessoas passam todos os dias, uma população flutuante que vai trabalhar ou comprar.

Fonte: Fernando Ribeiro

Nenhum comentário: