25 de janeiro de 2018

EM QUATRO ANOS, TRIPLICOU O NÚMERO DE BANDIDOS MORTOS EM CONFRONTO COM A POLÍCIA


Conforme a SSPDS, em 2017, foram 161 vítimas.

Paralelo ao crescente do número de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) no Ceará, um outro dado relacionado a mortes chama atenção. Conforme a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), em um período de quatro anos, os casos de mortes por intervenção policial (morte de bandidos) quase que triplicaram.
Comparados os anos de 2013 e 2017, o número de mortes atribuídas à ação de policiais do Estado cresceram 292%. Enquanto há quatro anos, quando foi divulgado o primeiro levantamento da Pasta desta tipologia, 41 pessoas foram mortas pela Polícia, no ano de 2017, data da última estatística consolidada, foram registradas 161 mortes.
Na avaliação do sociólogo e pesquisador do Laboratório de Estudos da Violência (LEV) da Universidade Federal do Ceará (UFC), Leonardo Sá, o aumento pode ser explicado a partir de um círculo vicioso.

"Quando começam a aumentar confrontos entre criminosos e policiais utilizando armas pesadas, acontece o que a gente chama de dupla escalada da violência, o popular círculo vicioso. Os bandidos agem com alta violência e a Polícia responde com alta violência", disse o especialista.

Casos recentes

Ao longo do ano de 2017, casos envolvendo quadrilhas e policiais repercutiram na imprensa. Em 11 de julho do ano passado 10 criminosos que tentavam roubar malotes de dinheiro em espécie que estavam sendo recolhidos de uma Casa Lotérica, localizada dentro de um supermercado, no Mondubim, foram surpreendidos por policiais civis.
O resultado da ação foram quatro mortos e três feridos. Dentre os lesionados, um delegado. Todas as mortes aconteceram quando iniciada a troca de tiros entre equipe da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) e assaltantes. Um dos mortos era um cidadão, que estava na fila da lotérica, e foi utilizado como escudo humano pela quadrilha.


"É um erro pensar na Segurança Pública como apenas uma questão de Polícia. Eles vão para as ruas preparados para encontrarem os piores suspeitos. É aí que morrem os inocentes. A questão da violência vai além de algo entre Polícia e bandido", diz o sociólogo Leonardo Sá.

Com informações do DN

3 comentários:

Anônimo disse...

Que morra mais bandidos

Anônimo disse...

Bandido bom é bandido morto

Anônimo disse...

Por isso que tem pouco bandido