27 de outubro de 2017

PMS SÃO ORIENTADOS A EVITAR FARDA DURANTE TRAJETO PARA CASA


A Polícia Militar diz que não é uma determinação oficial, mas uma orientação. PM foi assaltado no primeiro dia de trabalho

Um policial militar foi vítima de assalto em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza, na última terça-feira, 25. Ele voltava do 1º dia de trabalho. O PM teve o fardamento e o colete balístico roubados. O material estava dentro da mochila levada pelos assaltantes. O homem seguia orientação da Polícia Militar do Ceará de que os agentes, ao realizarem deslocamentos a pé ou transporte público, de casa para o trabalho e na volta, evitem usar o fardamento.
A orientação é válida para todos os PMs, mas a ênfase é para os recém-formados. O POVO obteve cópia de um aviso aos militares do 16º Batalhão, em Messejana. No cartaz, com a data de terça-feira, 24, informa-se que essa é uma determinação do comandante geral-adjunto da PM.
A vítima do roubo é um dos 1.350 policiais que concluíram o curso de formação, na Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), na última sexta-feira, 20. Na segunda-feira, 23, eles se apresentaram no Quartel do Comando Geral (QCG) e, na terça, começaram as atividades na rua.
Em nota, a Polícia Militar informou que o soldado foi vítima do roubo por volta das 19 horas, quando chegava às proximidades da casa da namorada, na CE-040, em Aquiraz. Os criminosos, que estavam com uma arma de fogo, abordaram o soldado e roubaram o celular dele e a mochila, onde estavam a farda e o colete. Ontem, ainda não havia presos e o material não tinha sido recuperado. O setor de Inteligência da PM está com o caso.

Arma e farda

Os novos policiais fazem o trajeto desarmados, pois só pegam as armas quando chegam ao quartel, onde os equipamentos ficam ao fim do serviço.
Conforme a PM, não existe uma determinação oficial para que os policiais transitem sem farda, mas uma conversa. “As orientações são de que os policiais devem ter cuidado redobrado, pois não possuem a experiência dos policiais mais antigos. Não queremos causar pânico, mas levar informações para que eles cuidem da segurança pessoal”, disse o tenente-coronel Andrade Mendonça, relações públicas da PM.
Em Fortaleza, os novos policiais fazem a segurança em cruzamentos de vias de grande fluxo, como Bezerra de Menezes, Dom Luís, Leste-Oeste, Monsenhor Tabosa, Santos Dumont e Duque de Caxias. Também foram designados policiais para áreas com altos índices de criminalidade.

Escalas

A escala dos novos policiais, de seis dias de trabalho e um de folga, tem gerado reclamações. O deputado federal Cabo Sabino (PR) chamou a escala de “doentia”.
O relações públicas da PM disse que essa é uma escala provisória e os policiais estão em fase considerada de estágio, que deve permanecer até dezembro. O trabalho deles não pode ultrapassar 7 horas por dia e as escalas são divididas por turno, frisou o tenente-coronel.

Jéssika Sisnando para O Povo

5 comentários:

Anônimo disse...

Concordo as vezes a gente encontra policiais nas estradas sozinho isso é um perigo para eles encontra vagabundos. E a Bordalo. Quanto a arma é preciso. Só não anda a amostra.

Anônimo disse...

Até que ponto chegamos, esses governantes são uma vergonha pra sociedade, nossos guerreiros estão completamente desprotegidos. #vergonhaceara

Anônimo disse...

pior de tudo é a falta de arma para garantir sua integridade física. pois esses PMs desta última formação, não conta com nenhum meio por parte do estado para garantir a sua integridade!

mad max disse...

O estado deveria era dar condicoes de trabalho e nao querer q os policiais se escondam se velem quem tem q se esconder sao os bandidos nao os agentes da seguranca publica e o fim do mundo mesmo a banana agora ta comendo o macaco

Anônimo disse...

O certo é não fazer concursos à toas à PM.

Pronto investe nos que já estão trabalhando e pronto.

O investimento de ser em em saúde, educação e postos de trabalho provado.