19 de maio de 2017

EM CAMOCIM, MINISTÉRIO PÚBLICO PROMOVE AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES


O Ministério Público do Estado do Ceará, por meio do Promotor de justiça Evânio Pereira de Matos Filho, realizou uma audiência pública com a finalidade de discutir o combate ao abuso e exploração sexual contra a criança e ao adolescente. O evento aconteceu na noite de quarta-feira, 17, no auditório do Naec, situado ao lado da prefeitura municipal de Camocim. Além de discutir o combate ao abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes, o evento teve também como objetivo ampliar as ações no enfrentamento dessa problemática, em sintonia com as reivindicações referentes ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio.

O filme, O Silêncio de Lara – Quebrando o Silêncio, usado nas Campanhas contra o Abuso Sexual, foi exibido durante a audiência como forma de divulgar os problemas reais vividos por milhares de crianças e adolescentes que precisam de identificação e apoio diante desse problema.

“A Audiência Pública teve como objetivo, conhecer e articular políticas, programas e ações de serviços voltados ao enfrentamento do abuso contra crianças e adolescentes. E o poder Judiciário se preocupa com esse tema”, ressaltou Evanio Matos, Promotor Público. Ainda sobre esta questão, Evanio mencionou que o Poder Judiciário trabalha com a finalidade de garantir os Direitos desses jovens, integrando todos da sociedade também pelo viés preventivo.

Questões voltadas para a área da saúde foram abordadas como forma de identificação e garantia de apoio às pessoas que possam estar passando pelo abuso ou exploração. A enfermeira Ana Veras, representante da Secretaria Municipal de Saúde,  garantiu o amparo e a disposição do órgão junto à população no acompanhamento dessas pessoas, através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF),  com ajuda de psicólogos, assistentes sociais e nutricionistas.
O evento mostrou a necessidade da sociedade se mobilizar, participar, discutir, divulgar e fiscalizar as famílias que possam estar vivendo dentro ou fora de seus lares, esse problema, que atinge a população brasileira, e em particular, encontrar soluções, além da proteção das crianças e jovens da cidade de Camocim.

Durante a audiência, estavam presentes, a Secretária Francisca Josiane(SEMDESC), a Coordenadora do Centro de Referencia Especializado da Assistência Social (CREAS), Maria de Jesus, Mastrolhano Araújo, Secretário Adjunto de Gabinete, senhora Elizabeth (Betinha), Chefe de Gabinete da Prefeitura, o Presidente da Câmara de Vereadores de Camocim, Kleber Veras, o Conselheiro Tutelar Aderaldo Lima, além dos  representantes das Polícias Militar e Civil , do Instituto Federal do Ceará, Secretaria Municipal da Saúde e Educação  e toda sociedade civil.

Fonte: Ascom Prefeitura de Camocim

Nenhum comentário: