27 de março de 2017

APESAR DE PROIBIDO, VENENO "CHUMBINHO" É VENDIDO INDISCRIMINADAMENTE EM TODO PAÍS, INCLUSIVE EM CAMOCIM

O caso do suicídio por envenenamento ocorrido no sábado, 29, cometido pela jovem Ítala Alves, chocou toda cidade de Camocim e reacendeu novamente a polêmica da venda indiscriminada de venenos, principalmente do raticida conhecido como “chumbinho”.
Apesar de ter sua comercialização proibida no Brasil, o chumbinho pode ser encontrado facilmente em todo país, inclusive aqui em Camocim. O produto não tem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é vendido indiscriminadamente e pode matar uma pessoa em poucas horas se não houver socorro. As estatísticas apontam que o chumbinho é o veneno mais usado pelos suicidas.

Conforme especialistas, o chumbinho não tem gosto ou cheiro. A substância provoca a inibição de uma enzima no organismo e segundos os especialista "a falta destas enzimas provoca falta de ar, diarreia, cólicas, perda de urina, excesso de suor, alteração do nível de consciência que, se não tratados a tempo, podem ocasionar o óbito."
 
Crime contra a saúde pública

Quem vende este tipo de veneno comete um crime contra a saúde pública, com pena que vai desde multa até três anos de prisão. A loja também pode ser fechada.

Art. 278 do CPB - Fabricar, vender, expor à venda, ter em depósito para vender ou, de qualquer forma, entregar a consumo coisa ou substância nociva à saúde, ainda que não destinada à alimentação ou a fim medicinal:
Pena - detenção, de um a três anos, e multa.

Erro

O chumbinho pode matar uma pessoa se ingerido mesmo em pequena quantidade. O único socorro possível é o tratamento rápido, com antídotos, em um centro de saúde. “Fazer com que a vítima vomite pode piorar o quadro com a inalação do veneno e o leite é uma lenda. Ele até piora o quadro porque aumenta a absorção da substância”, dizem os especialista.

Denuncie

Como o produto é vendido de forma clandestina, a vigilância sanitária, que fiscaliza este setor, depende de denúncias da população para poder agir, portanto se alguém souber os locais onde ocorre a venda desse veneno faça uma denúncia para a vigilância sanitária do município ou então para o 190.

Camocim Polícia 24h

13 comentários:

Anônimo disse...

Dentro do mercado municipal é fácil de encontrar, e comércio dá periferia também, mas é só acochar o nó, é igual boca de fumo toda rua tem uma

Anônimo disse...

Exatamente veneno é para ser de uso restrito, pois é um produto que mata tanto quanto uma arma. Vamos proibir a venda desses produtos....

Anônimo disse...

A comercialização desse veneno e grande no mercado público de Camocim.
A Polícia deveria fazer buscar q iria encontra grande quantidade.
Essa semana foi a Geliane quantos mas vai ter q morrer pra ser tomado uma providência.

Anônimo disse...

Discorde vc, tem que proibir e a fabricaçao

Anônimo disse...

Tomar no c- bando de filho da p... quem quer se matar arranja qualquer geito..em relação às bocas de fumo,Boa parte da culpa é dos políticos que nada fazem pelo povo...É uma vergonha É essa região Norte do Ceará não tem emprego pra ninguém ai só da nisso...

Anônimo disse...

A culpa não vem do veneno, vem de quem toma o veneno, não foi o veneno que procurou a pessoa. Vamos curar as famílias desestruturadas e mostrar o conceito de o que é família, por que muita gente hoje não sabe ou não quer saber o que é família.

Anônimo disse...

tem que para de vender corda também?
porque morre mais pessoa por enforcamento que por chumbinho!

Anônimo disse...

O suicídio não acontece apenas por conta do chumbinho. Quem quer morrer não encontra dificuldades em lugar algum!

Anônimo disse...

Estou vendo muitas pessoas até defendendo a venda do veneno, pois saibam que os comerciantes que o vendem irão ter uma surpresa nesses dias, preparem-se, talvez sairá até nesse blog

Anônimo disse...

A intenção é dificultar o suicídio seus burros. A venda é proibida, todos sabem equem vende está sim facilitando que essas pessoas se matem

Anônimo disse...

A diferença é que um veneno letal desse pode prejudicar várias pessoas ao mesmo tempo anta. Pode colocar na comida de alguém....proibido agora.

Anônimo disse...

Deixa de ser ignorante. Imagine que essa menina poderia ao invés de se matar tentar matar a filha dela ou a família inteira, pois ela certamente estava com depressão e as pessoas com depressão vivem no mundo fechado. Imagine uma pessoa com inimigo pode fazer uma comida e colocar essa porcaria dentro ou um idoso acamado.

Anônimo disse...

Incrível o tamanho da ignorância desse povo! Chumbinho é uma arma. Já ouvi histórias de assassinato com esse veneno. Por isso vou me mandar daqui, eita povinho burro!