26 de outubro de 2016

EXPLODE MAIS UMA REBELIÃO NA CADEIA PÚBLICA DE CAMOCIM

Grade de uma cela encontrada no outro lado da caeia, exatamente onde fica a Galeria do Hamilton
A rebelião durou cerca de três horas. O tenente Coronel Artunane Aguiar comandou pessoalmente a operação que culminou com a rendição dos detentos e a retomada da cadeia.

Exatamente na noite do dia 21 de maio deste ano eclodiu a maior rebelião na cadeia pública de Camocim desde sua fundação. Relembre o caso AQUI. Na ocasião a cadeia ficou quase que totalmente destruída. Vários presos ficaram fugiram e a maioria deles foram recapturados pela Polícia Militar na mesma noite.
Exatamente cinco meses e cinco dias depois, a cadeia viveu mais uma vez momentos de pânico e terror. Reféns, tiros, fogo, gritaria e muita confiança na impunidade por parte dos detentos. Na noite desta quarta-feira, 26, a cadeia viveu mais uma grande rebelião que foi contornada cerca de três horas depois graças à habilidade de policiais militares e agentes penitenciários.

Início

Era por volta das 19h00 da noite quando os detentos gritavam desesperados pelo agente penitenciário dizendo que um deles estava precisando de socorro urgente. Puro fingimento. Era o plano deles.
Nesse momento um agente e um PM foram à cela e ao se aproximarem os detentos tentaram atingir o agente com uma barra de ferro. O agente e o PM conseguiu sair do local rapidamente e então teve início a rebelião. Conforme o apurado, a intenção dos detentos era fazer o agente de refém.

Baderna e fogo

Ligeiramente os detentos fizeram um preso de refém com uma faca em seu pescoço e começaram o quebra-quebra. Uma parte deles começou a quebrar as grades e em pouco tempo a maioria estavam fora das celas. Vários colchões foram empilhados e queimados juntamente com pedaços de madeiras, provocando um fogaréu enorme. O carro pipa e os guardas municipais também estiveram no local e foram muito úteis para que o fogo fosse debelado.
Em questão de meia hora eles conseguiram chegar ao pátio interno e destruir parte da muralha, fazendo dois grandes buracos, um deles dando acesso a Galeria do Hamilton e o outro a parte lateral da cadeia.

Cerco

Policiais militares de Camocim, de Barroquinha, Chaval e do Batalhão de Divisas fizeram o cerco no entorno da cadeia bem com ocuparam a parte externa da cadeia. Vale ressaltar que vários policiais militares e agentes de folga foram convocados e compareceram em massa para unir forças aos irmãos de serviço e assim a ajudar a controlar a rebelião na unidade. Isso sim, é espírito de corpo!

Fugas

Como na rebelião de maio, a cadeia pública ficou quase que totalmente destruída
Uma parte dos presos que fugiram pelos buracos no pátio interno subiram nos telhados das residências e lojas de todo quarteirão. De lá eles jogavam pedras e telhas nos policiais e até nos curiosos que teimavam em se aproximar do local.
Alguns dos presos que conseguiram fugir foram logo recapturados, cerca de cinco. Houve invasão dos detentos em algumas casas do quarteirão, o que causou pânico nos moradores.

Rebelião controlada e refém libertado

Para fazer com que os presos recuassem, os policiais tiveram que disparar vários tiros de advertência. Os presos, todos selvagens, jogavam pedras e pedaços de ferros nos policiais, ferindo levemente dois dos guerreiros.
Com a ameaça de invasão, os detentos enfim pediram para negociar e exigiram a presença do Juiz, no entanto não foi possível a presença do magistrado.
O administrador da cadeia e o Tenente Coronel Artunane Aguiar,especialista em Gerenciamento de Crises, começaram a negociar com os líderes dos rebelados. Pouco a pouco a situação estava se encaminhando para um final satisfatório. os detentos enfim libertaram o refém e atenderam a ordem de irem todos para o pátio desarmados, de costas e com as mãos na cabeça. Nesse momento, por volta das 21h50, houve a invasão e não teve necessidade do uso da força, inclusive vários dos detentos afirmaram para os policiais que não haviam aderido a rebelião.

Contenção e recontagem

Com a rebelião contida, teve início a recontagem dos detentos, no entanto ainda não se sabe o total de presos que conseguiram fugir, somente na quinta-feira, 27, é que esse número vai ser divulgado. Policiais da Companhia de Tianguá e do Cotar chegaram horas depois e ajudaram na contenção e recontagem dos detentos.

Destruição

Das seis celas, quatro delas ficaram totalmente destruídas, inclusive sem grades. Fumaça e cinza e objetos queimados dominam a paisagem do cenário. Não há a mínima condição de comportar os 170 detentos da cadeia, ressaltando que a capacidade é de 67.

Com mais esta rebelião está comprovado que a cadeia deve ser desativada. Não há mais condições estruturais. O prédio está comprometido. Moradores das adjacências estão todos revoltados e com razão, estão com a vida em risco e desta vez exigem uma atitude das autoridades para que tirem de uma vez por toda a cadeia daquele local. 

Participaram da ação; Força Tática, Ronda do Quarteirão, guarnição da cadeia, Destacamento de Barroquinha, Destacamento de Chaval, Batalhão de Divisas, Companhia de Tianguá, Cotar  e Agentes Penitenciários.

Camocim Polícia 24h

29 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns à vcs policiais!!! Policial tinha que ganhar muito bem pois arrisca sua vida para dar segurança a população.

Anônimo disse...

LUPAN MASAK:brincadeira em isso é revoltante até de mais mas lixo Solto.era pra se contido era com bala nesses desgraçados.
Até que em fim vai ser desativado.
Hoje a cidade vai dormir preocupada com esse malditos.pois alguns fugiram umas pestes dessas era pra serem era mortos não querem nada na vida mesmo não colocam fogo nos colchões era para serem todos algemados no sol um ao outro sem reclamar.se reclamar a borracha era pra comer.
Em fim desgraçados desumanos morram seus pestes.
Parabéns a todos guerreiros(polícias e agentes penitenciário)que contaram essa desordem.

Anônimo disse...

Que ardam no fogo do inferno esse amaldiçoados todos eles.
Lixo da sociedade.

Unknown disse...

Seja feita a tua vontade Deus .

Senhor conforta o coração deles e dos familiares.
Julgamento verdadeiro vem do altíssimo.
Cuida de cada detalhe Senhor Jesus.
Todos são filhos amados de Deus.

Unknown disse...

Seja feita a tua vontade Deus .

Senhor conforta o coração deles e dos familiares.
Julgamento verdadeiro vem do altíssimo.
Cuida de cada detalhe Senhor Jesus.
Todos são filhos amados de Deus.

Marcos Silva disse...

Com essa segunda rebelião ficou provado Q esse prédio não tem mas condições estruturais e segurança para manter presos e em Camocim o Q não falta é terrenos onde se pode construir um presídeo modelo. Ja passou da hora de nossas autoridades tormar uma providência.

Anônimo disse...

Tai seus babacas e era pq só fazia as badernas os q foram transferidos ..tomar no cuuuuu.

Anônimo disse...

Kkkk tá aí alegria do palhaço e ver o circo pegar fogo não falaram que os líderes foi transferido e agora quem é que tá mandando aí no presídio

Anônimo disse...

Tá lindo Tá lindinho

Anônimo disse...

Ruim com ela, pior sem ela.... polícia militar..... parabéns polícia é uma graaaande família.

Anônimo disse...

Já que não vão transferir todos os detentos mudem urgente a administração dessa cadeia.Infelizmente seria uma medida paleativa,mas que iniciaria o processo mudanças que essa unidade penal precisa.

Anônimo disse...

Todos os detentos desta rebelião era para trabalhar sem renumeração de salário para o município e o estado para pagar o prejuízo feito em todo o patrimônio e capinar as ruas seria um dia de ocupação para todos porque só dormindo e comendo quebrando tudo não dar mais pena so em aves.

Unknown disse...

O poder sabe as necessidades.
Sabiam da sublotação.
É desse jeito que querem transformar a vida, dessas pessoas sem Base, sem estrutura familiar, sem valores?
Como ser reabilitado?
Qual é o objetivo de uma cadeia?
Todos sabem que dentro quem manda é quem tem poder, lá dentro.
Muito são obrigados a participar.

Unknown disse...

Entenda, o preso não está ali pra ser "reabilitado", ele está ali pra cumprir uma pena pelo crime que cometeu. Isso é uma punição!

Unknown disse...

Vc está equivocada! Nem todos são filhos de Deus, mas apenas criaturas de Deus. A Palavra de Deus diz no Evangelho de São João cap 1 verso 12 que só são feitos filhos de Deus quando recebemos a Jesus Cristo como senhor das nossas vidas. Confira lá!

Anônimo disse...

Eles tem que ser e transferido mais e o cabeça da cela 5 e 2 onde ta o cabeça por que eles sao muito bixao coloca eles pra fortaleza pra eles ver com e sistema aqui por essa cadeia de Camocim e mama com açúcar coloca eles aqui pra ver cade o juiz que nao da transferência deles o por que ele so vai transfere quando o preso mata outros por que ele tao em perado

Anônimo disse...

Eles tem que ser e transferido mais e o cabeça da cela 5 e 2 onde ta o cabeça por que eles sao muito bixao coloca eles pra fortaleza pra eles ver com e sistema aqui por essa cadeia de Camocim e mama com açúcar coloca eles aqui pra ver cade o juiz que nao da transferência deles o por que ele so vai transfere quando o preso mata outros por que ele tao em perado

Anônimo disse...

cadeia tem que se fora da cidade dentro da cidade bota em risco um cidadoa que nao tem nada ave agradesos nossos gueirros policias de camocim e de outras regiao que foro chamado para conte esses vagabundo

Unknown disse...

Camocim precisa urgente de uma cadeia ampla,e fora da cidade.Se eu fosse a Prefeita não daria mais colchões,deixaria dormindo no chão.Quem mandou colocar fogo heim?😉

Anônimo disse...

Já temos Onde fazer a nova cadeia rsrs na casa da irma ai que tem esses bandidos presos como coitadinhos....Pode levar pra lá que ela cuida e reabilita pois ver ela falar assim parece ser bem fácil

Anônimo disse...

isso ai não e uma cadeia não parece mais uma sona

Anônimo disse...

Depois que a cadeia mudou o comando foi q começou estas rebeliões.

Anônimo disse...

Esse comen.e a cara da geane

Anônimo disse...

Quem sabe se nao foi eles que mandarao

Anônimo disse...

E pra deixa eles dormi na cinza dos colchoes queimados

Unknown disse...

Misericórdia de todos.
Seja cheio de anjos do Senhor esses lugares.
Que pessoas orem por essas vidas.
Empreendendo toda investida do inimigo.
Em todas as cadeias.
Que a paz domine.
Cuida Senhor de todos e proteja os militares e agentes.
Capacita

Anônimo disse...

Agora deixem eles dormir no chão já que virou diversão queimar colchões e botar fogo na cadeia...aff

Anônimo disse...

E a cela feminina ninguem comenta por que elas nao participaram e as autoridades nao enxerga isso se estivessem participado estariam sendo castigada e nao participaram e as autoridades nao enxergam isso porque elas merecem atencao

Anônimo disse...

Tem muita gente ai nesse pesidio que nao era pra estar mas ai
Vossa excelêcia olhe os processo com bons olhos pq a cadeia estar lotada e passando pelo um sufoco extremamente grande
Peço o doutor washinton que venha tem compaixao dessa pessoas que tao muito tempo ai nesse lugar e os que tao em provisoria ou preventiva que vc vossa majestade venha testar a fe deles .
No contrario se eles praticarem novamente desrodem ai vc pode martelar pq eles nao querem nada msm que Deus venha abri os seu olhos vossa majestade e que Deus lhe abençoe