VC REPÓRTER - CONTRIBUA CONOSCO E ENVIE FOTOS E VÍDEOS

VC REPÓRTER - CONTRIBUA CONOSCO E ENVIE FOTOS E VÍDEOS

terça-feira, 11 de outubro de 2016

30% DOS BRASILEIROS ACHAM QUE MULHER É CULPADA POR ESTUPRO


Dado preocupante: uma pesquisa encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), realizada pelo instituto Datafolha e divulgada em setembro, revela que um em cada três brasileiros concorda que a mulher vítima de estupro é, de alguma forma, responsável pela violência sexual sofrida.
Dos entrevistados, 30% afirmaram que concordavam com a seguinte afirmação: “A mulher que usa roupas provocativas não pode reclamar se for estuprada”. O percentual foi o mesmo entre homens e mulheres.  Esse índice aumenta entre os idosos e adultos com mais de 35 anos e entre as pessoas com menor grau de escolaridade.
Para comentar sobre a pesquisa e entender o porquê de resultados tão alarmantes, o Programa Nacional Jovem conversa com a psicóloga Valeska Zanello.
Segundo ela, os dados não só mostram uma naturalização da violência sexual contra as mulheres, uma culpabilização da mesma, pela violência sofrida, como também apontam aspectos positivos, como pessoas mais jovens e com escolaridade mais alta, não compartilharem dessa opinião.
De acordo com a psicóloga, existe um problema que é a base da cultura do estupro: a cultura da objetificação da mulher.

E destaca: “Nós precisamos, também, de uma legislação ou algum tipo de intervenção na mídia, pois ela tem um papel fundamental na formação da subjetividade, tanto de homens, quanto de mulheres, naturalizando tanto a violência masculina, quanto a objetificação das mulheres. Nós precisamos de uma mídia que respeite a dignidade humana, e principalmente, das mulheres que é o público mais atacado.”

Leia mais na Agência Brasil

Via Abordagem Policial

5 comentários:

Anônimo disse...

Absurdo... Criancas sao estrupadas e TB a culpa eh delas? Mulher tem o direito de vestir o q QR... Nao se esconder por causa de uns monstros doentes....

Anônimo disse...

pois veste uma sai bem curta, e vai pra um coletivo lotado,abestada e ver como fica,quer andar com as buchecha da bunda por lado de fora faca isso entre quatro paredes ,mais nao que chamar ha atencao.vai la como muitas quer ir com seu namorado vai fuder nas barreiras e vasila e ai e estrupada

Anônimo disse...

Quanta ignorância! É por causa de sujeitos como esse, é que a cultura do estupro ainda reina. Sujeitos ácefalos que acham queo corpo da mulher só serve para satifaze-los

Anônimo disse...

Não duvido que esse sujeito mande a irmã, a mãe, a tia ou a avó andar de shortinho para ser assediada. Esse é do tempo que mulher só servia pra ter filhos.

Anônimo disse...

Meu irmão, pede desculpa a tua mãe por ser assim. Como consegue ser tão pacóvio ?