30 de junho de 2016

SOBRAL-CE: DEZENAS DE MENORES FOGEM DE CENTRO DE RESSOCIALIZAÇÃO



Uma fuga em massa foi registrada no Centro Educacional de Sobral, na tarde de ontem. De acordo com informações do 3ºBPM (Sobral), havia 71 adolescentes no local e 56 escaparam. Apenas 15 infratores ficaram na unidade. Até o fechamento desta edição, oito fugitivos tinham sido recapturados pela PM. Neste ano, 410 adolescentes em conflito com a lei fugiram no Ceará.
Conforme o juiz Manuel Clístenes de Façanha e Gonçalves, titular da 5ª Vara da Infância e Juventude de Fortaleza, os internos se rebelaram, renderam o agente que estava no local e fugiram. "Arrombaram o portão e saíram pela porta da frente", explicou o magistrado.
A Polícia Militar iniciou as buscas logo após a fuga ser comunicada. Os militares informaram que já têm indicativos de onde estão alguns adolescentes e estão fazendo diligências para recapturá-los. Um policial disse que a unidade violada fica no bairro Terrenos Novos, ao lado de uma creche municipal.

Superlotado

Clístenes Gonçalves explicou que o Centro Educacional tinha capacidade para abrigar 40 infratores e, mesmo quando funcionava dentro da capacidade, apresentava condições precárias. "Na verdade a unidade era apenas para internações provisórias, que não representam um número muito grande entre as sentenças. Porém, com a crise no Sistema Socioeducativo, as unidades daqui de Fortaleza não comportam a demanda e foram feitas algumas mudanças estruturais nesta unidade de Sobral, que passou a aceitar adolescentes sentenciados, inclusive para cumprir medidas longas. Foi feito um arranjo, que não funciona a contento", afirmou.
Na última terça-feira (28), o governador Camilo Santana sancionou a Lei que cria a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo, que passará a ser responsável pela administração dos Centros Educacionais do Estado.

Fonte: DN
Vídeo: Whatsapp do Camocim Polícia 24h

Nenhum comentário: