29 de junho de 2016

MAIS POLÊMICA!!! STF DETERMINA QUE PRESOS CUMPRAM PENA EM DOMICÍLIO EM CASO DE SUPERLOTAÇÃO DE PRESÍDIO


Objetivo é de que presos há mais tempo progridam antecipadamente de regime fechado para domiciliar e cumpram pena em casa para dar espaço a novos condenados

O Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou nesta quarta-feira (29) uma regra que obriga todos os órgãos do Executivo, Legislativo e Judiciário a adotarem o entendimento de que, na falta de vagas em estabelecimentos penais, presos há mais tempo deverão ser liberados a progredir antecipadamente de regime e poderão cumprir pena em casa para dar espaço a novos condenados. A regra deve desafogar os presídios e evitar os problemas de superlotação.
A regra já tinha sido formulada em um julgamento de maio, que aplicou a interpretação a um recurso com repercussão geral, ou seja, cuja decisão naquela ação deveria ser aplicada a todos os processos judiciais no País que tratavam do assunto. Agora, com a edição da chamada súmula vinculante, os ministros pacificam o tema ao impor que todo o poder público se adapte.
Em maio, dez dos 11 ministros votaram para autorizar um preso do Rio Grande do Sul a ser transferido para o regime domiciliar por falta de vagas no regime semiaberto. Para a aplicação da mesma regra a outros casos, a Corte entendeu que os juízes deverão analisar caso a caso e considerar o comportamento e os antecedentes do condenado antes de garantir o benefício.

Para ajudar no cumprimento da decisão, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) deve implementar um cadastro nacional de presos capaz de identificar os condenados com mais condições de progredir de pena ou de ter a condenação extinta. Um programa de acompanhamento de penas alternativas e expandir programas para estimular a educação e a recolocação profissional de ex-detentos também deverá ser criado.

Fonte: DN

5 comentários:

cidadão de bem disse...

Pra mim, como cidadão isso é uma vergonha. Vão libertar os detentos e por na prisão os cidadãos, que vão ficar enclausurados com medo até de sair fora de suas casa. Juiz pra mim e todo bom cidadão tem que ser do estilo do Dr. Washington Frota, aqui de Camocim.

Anônimo disse...

Parabéns ao governador do Ceará, que a cada dia desinvesti nos estabelecimentos prisionais, que foge de uma autorização de concurso. Concurso pra PM ele só promete mas sabemos que ele não.quer fazer. Muito pior de agente penitenciário, pois já são 5anos sem o mesmo. E agora ele quer contratar agente penitenciário de outros estados pra ajudar nos trabalhos penitenciários do Ceará. #### é muito mais gasto pagar o bico de um servidor de outro estado, do que concurso novos para o estado

Anônimo disse...

O estado do Ceará vai soltar milhares de presos nos próximos dias. Cidadão tem que andar armado. Deus onde vamos parar.

Anônimo disse...

Ferrou pro Brasil

Anônimo disse...

estar aprovado seu juiz agora e so soltar osq ta com mais tempo se tiver julgado e condenado pra domicilar .bora bora seu juiz