23 de fevereiro de 2016

SECRETARIA ESPECIAL DE POLÍTICAS SOBRE DROGAS LANÇA PROJETO JUVENTUDE EM AÇÃO EM CAMOCIM.

Camocim é primeira cidade beneficiada com a iniciativa, que tem alunos do ensino médio como público-alvo

Mais uma iniciativa voltada para a prevenção às drogas será lançada pela Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD). Trata-se do Juventude em Ação. O programa será desenvolvido em escolas públicas estaduais cearenses, tendo estudantes do ensino médio como público-alvo. Serão beneficiados estabelecimentos de ensino de 10 localidades do interior do Estado.
Camocim foi a cidade escolhida para o lançamento do programa, que acontecerá nesta quarta-feira, 24, na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Monsenhor Expedito da Silveira de Souza, ás 09h00 e no Liceu de Camocim, às 14h00. Cerca de 800 alunos das duas unidades serão favorecidos.
Ambas as cerimônias contarão com a presença da secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Mirian Sobreira, além de gestores, corpo docente e discente dos estabelecimentos de ensino, lideranças e autoridades estaduais, regionais e locais, bem como representantes da imprensa.
O programa Juventude em Ação constitui-se num conjunto de ações que inclui a aplicação do jogo 'Na Trilha da Prevenção' e culmina na realização de concurso cultural e exposição artística. A implantação do programa engloba, ainda, a realização de oficinas de capacitação e rodas de conversa entre profissionais de educação, familiares e lideranças locais.

Os benefícios serão multiplicados com a formação de grupos de adolescentes voluntários, capazes de aplicar o jogo 'Na Trilha da Prevenção' entre comunidades de zonas urbanas e rurais.
Com a aplicação do programa, a SPD pretende contribuir para a redução do número de usuários de substâncias psicotrópicas, socializando conhecimentos científicos integrados à vida cotidiana dos jovens sobre as drogas e seus efeitos para a saúde. Além disso, busca fortalecer os laços familiares e comunitários.
O Juventude em Ação será desenvolvido em 28 escolas de ensino médio cearenses, atingindo mais de 10 mil estudantes e suas famílias e 2.200 participações de lideranças comunitárias. Com a ação dos voluntários, o programa atingirá, ao final de quatro meses de efetivação, um total de 198 mil pessoas de diferentes faixas etárias no Ceará.
Além de Camocim, o programa Juventude em Ação alcançará os seguintes municípios cearenses: Juazeiro do Norte, Barbalha, Iguatu, Crateús, Quixeramobim, Tianguá, Sobral, Aracati e Caucaia.

Fernando Brito - Repórter
Lena Ximenes - Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) (85) 98902.7939 – lenaximenes66@gmail.com / comunicacao@spd.ce.gov.br

Nenhum comentário: