5 de fevereiro de 2016

MÊS DE JANEIRO TEM QUEDA DE 25,3% NO NÚMERO DE HOMICÍDIOS EM TODO CEARÁ.

Ocorrências passaram de 192 assassinatos em janeiro de 2015 para 96 no mês passado. No Ceará, redução foi de 25,3%

Em janeiro, Fortaleza registrou 96 homicídios. Foi o menor número de mortes desde 2013, quando os dados passaram a ser divulgadas nos padrões do programa Em Defesa da Vida. Em relação a janeiro de 2015, que teve 192 casos, a queda foi de 50%. A média diária também caiu, passando de 14 para 10 casos. Neste período, informações sobre alianças entre facções rivais se espraiaram pela Capital. O Governo nega que isso tenha contribuído para a redução.
No Ceará, houve queda de 25,3% nos homicídios em janeiro, passando de 431 para 322. Nas demais regiões houve redução, exceto no Interior Sul, que manteve o mesmo número. Os dados foram divulgados pelo governador Camilo Santana (PT), ontem, na Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Na ocasião, Camilo classificou a redução como “algo natural”, já que janeiro de 2015 foi o mês mais violento daquele ano. O resultado “é fruto do empenho de todos os órgãos de Segurança Pública, em parceria com outras instituições”. Em 2015, janeiro foi o mês com maior número de homicídios. Entretanto, a maior redução na Capital em 2015 foi de 36,1%, em março.


Facções e indignação

Se, no segundo semestre de 2015, a média mensal de redução na Capital foi de 16 homicídios, em janeiro, foram 96 a menos. Apesar dos relatos de trégua de facções em pelo menos 17 bairros, Camilo sustenta que são “boatos” e “especulações irresponsáveis”. E reagiu com indignação sobre tais alianças terem contribuído para a redução nos assassinatos. “Lembrem-se daquela tentativa de criar um terror, no ano passado, inclusive recomendando que se chamasse a Força Nacional. Isso é uma forma de desmoralizar a Segurança Pública”, reclamou.
“Quer dizer que não significa nada os mais de 1.500 homens que colocamos na corporação? Fazer a Lei de Promoções, que foi a maior da história desse País?”, indagou. Camilo não informou se a SSPDS investiga essas alianças. O titular da SSPDS, Delci Teixeira, não deu entrevistas ontem.

Saiba mais

O programa Em Defesa da Vida padronizou os números de assassinatos na forma dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), que incluem: homicídios, lesões corporais seguidas de morte e latrocínios.

Sobre a Chacina da Grande Messejana, Camilo voltou a afirmar que já poderia ter anunciado alguns resultados, mas só irá divulga-los quando a investigação for encerrada. Sem dar prazos, destacou que policiais federais de outros estados participam da apuração.

Fonte: O Povo

Nenhum comentário: