25 de setembro de 2015

18 ASSALTANTES E TRAFICANTES FOGEM DE PRESÍDIO EM ITAITINGA

Três dos fugitivos foram recapturados no fim da tarde. Outro homem suspeito de dar apoio ao grupo também foi preso.

Após fuga em massa de 18 presos da Unidade Prisional Agente Luciano Andrade Lima, a antiga Casa de Privação Provisória de Liberdade I (CPPL), em Itaitinga, a Polícia Militar em ação conjunta com a Coordenadoria de Inteligência (Coin), da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), prendeu dois fugitivos e dois homens que teriam dado apoio à ação criminosa. Conforme a PM, os grupo estava em uma casa no município de Eusébio com armas, munições, celulares e drogas.
Os detentos escaparam por meio de um túnel de 18 metros de extensão, feito na Rua C do Pavilhão 3. De acordo com Valdemiro Barbosa, presidente do Sindicato dos Agentes e Servidores do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (Sindasp-CE), a fuga foi percebida quando agentes penitenciários entraram no local, na manhã de ontem, durante o café da manhã.
Após a fuga, uma contagem dos presos foi feita, ainda na manhã de ontem e, de acordo com a nota divulgada pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), foi constatada a ausência de 15 presos. Porém, no início da noite, a Polícia Militar e a Sejus informaram que, na verdade, eram 18 os que haviam escapado pelo túnel na Unidade Prisional.

Efetivo

O presidente da Sindasp-CE informou que, por causa do número insuficiente do efetivo de agentes na unidade, com apenas oito encarregados a cada plantão de 24 horas, é difícil fazer vistorias regulares nas celas para verificar a situação física das mesmas e evitar este tipo de ação criminosa.
Conforme a Sejus, a última vistoria realizada na unidade havia sido realizada dois dias antes, na última terça-feira (22). Neste momento, os agentes não identificaram a existência do túnel. Uma investigação está sendo realizada para identificar os envolvidos na escavação que, conforme a Sejus, foi realizada de fora para dentro do prédio.


A unidade abriga presos perigosos e já registrou outras fugas e tentativas nos últimos anos (ver matéria coordenada). Ainda de acordo com a Sejus, a CPPL I possui capacidade para abrigar 900 detentos, mas está operando acima de sua capacidade, com, atualmente, 1.348 internos, cerca de 800 deles, presos provisórios, ou seja, que ainda não foram julgados.
De acordo com o capitão PM, Daniel Lima, do Comando Tático Motorizado (Cotam), a operação que resultou na captura de parte dos fugitivos ocorreu no fim da tarde de ontem, após informações obtidas pelas equipes da Inteligência.
Os fugitivos foram flagrados por policiais do Cotam em uma residência situada na Rua Raimundo Pio Campina, no Eusébio. Com eles foram encontradas duas pistolas calibre 9 milímetros, munições de calibres variados, sete celulares, vários chips, maconha, cocaína e uma balança de precisão.

Segundo o capitão Daniel Lima, foram recapturados Joelino Costa da Fonseca, 33, Francisco André Silva de Sousa,33, e Willemberg Pereira Soares, 28. O quarto homem que dava apoio aos trio foi identificado como Alef Matias da Silva, 18. Conforme a Polícia, os quatro homens foram conduzidos para a Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), onde foram autuados em flagrante. (Colaboraram Ana Lídia Coutinho e Sara Sousa).

Fonte: DN

Nenhum comentário: