30 de agosto de 2015

CEARÁ TEM O MENOR EFETIVO PROPORCIONAL DE POLICIAIS CIVIS.

No Estado, são 3.408 habitantes para cada policial civil. A instituição, responsável pela investigação criminal, tem efetivo de 2.576 agentes. Para pesquisadora, situação reflete na baixa resolutividade dos crimes no Ceará.
Responsável pela investigação de crimes, a Polícia Civil do Ceará tem hoje o menor efetivo proporcional ao número de habitantes no Brasil. Com 3.408 habitantes para cada policial civil no Estado, a instituição tem efetivo de 2.576 agentes, entre escrivães, inspetores e delegados. No Brasil, a proporção é de 1.709 pessoas para cada policial. Os números foram divulgados ontem na Pesquisa de Informações Básicas Estaduais (Estadic), feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com base em dados de 2014.
Para a coordenadora do Laboratório de Direitos Humanos, Cidadania e Ética da Universidade Estadual do Ceará (Labvida-Uece), Glauciria Mota Brasil, o dado implica na baixa resolutividade dos crimes. “Se não tem policiais o bastante para atender à demanda, os crimes se acumulam sem solução. Nos anos 1980, nós tínhamos, em média, 3.500 policiais civis no Ceará. Hoje, com uma população que é praticamente o dobro, temos menos”, cita.

A pesquisadora ainda afirma que o número pode ser menor quando considerados os policiais em processo de aposentadoria ou licenciados. “E isso aumenta a sensação de insegurança, porque se não se resolvem os crimes, garante-se a impunidade”, aponta.

“Em levantamento que fizemos no Sistema de Informações Policiais (SIP) em 2014, apenas 2% dos Boletins de Ocorrência de ações civis incondicionadas (furtos e roubos) geraram inquéritos policiais. Porque, se não temos o efetivo necessário, a gente prioriza homicídio, tráfico de drogas e estelionato”. A afirmação é do presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Ceará (Sinpol), Gustavo Simplicio.

Ele aponta problemas como os baixos salários de escrivães e inspetores para a evasão dos policiais. De acordo com Simplicio, o número ideal de policiais civis no Estado deveria ser em torno de 15 mil, efetivo que deixaria o Ceará com uma proporção de 589 habitantes por agente, aproximando-o de Roraima – o mais bem posicionado do País, conforme a pesquisa, com média de 568 habitantes por policial.

Em nota, a Polícia Civil reconheceu que “existe uma deficiência no efetivo de policiais civis no Estado, se comparado com o quadro de 20 anos atrás” e lembra que “existe um concurso em andamento que possibilitará a entrada de 763 novos policiais civis”. “Há uma preocupação e um planejamento no atual Governo em recuperar o efetivo, visto que isso deverá refletir na melhoria das condições de fazer uma Polícia investigativa, visando a reduzir a sensação de impunidade e a sensação de insegurança”, informa a nota.

Saiba mais

A Estadic detalhou também o número de policiais militares. Com 486 mulheres em seu efetivo, o Ceará ficou atrás apenas do Rio Grande do Norte em participação feminina na Polícia Militar.

O número representa apenas 3% do total de 15.926 policiais militares que o Estado tinha em 2014. A percentagem é três vezes menor que a brasileira. No País, as mulheres ocupam 9,8% do efetivo total das PMs.

Fonte: O Povo

Nenhum comentário: