4 de junho de 2015

AGENTES PENITENCIÁRIOS PASSAM A FAZER A SEGURANÇA EM ALGUMAS PENITENCIÁRIAS DO ESTADO.


Na manhã de terça-feira (02), agentes penitenciários passam a ocupar as muralhas da Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Clodoaldo Pinto (CPPL II). A ação faz parte da implantação do Corpo da Guarda Penitenciária, que prevê a ocupação das guaritas e muralhas das principais unidades prisionais do Estado pelos agentes penitenciários. Duas entradas de complexos já foram ocupadas pela guarda e a agora a CPPL II inicia o processo de ocupação das muralhas por agentes.
Ao todo, 38 agentes foram treinados por integrantes do Grupo de Apoio Penitenciário (GAP) para a função.  A supervisão desses agentes é também de responsabilidade do GAP. As novas atividades desenvolvidas pelos agentes atende ao que prevê o regimento interno da categoria. A ideia é expandir a experiências dessas unidades para todas as grandes unidades prisionais da Região Metropolitana de Fortaleza.

Desde dezembro do ano passado, a entrada da Unidade Prisional de Caucaia (antiga de CPPL de Caucaia), onde também fica localizado o Centro de Triagem, foi ocupada pelo Corpo da Guarda. Em fevereiro deste ano, a entrada do Complexo de Itaitinga II, que abrange as CPPLs II, III e IV, também passou a ser responsabilidade destes agentes penitenciários. A medida visa padronizar as ações de segurança no acesso às unidades.



O diretor do Grupo de Apoio Penitenciário (GAP), Adriano Citó, ressalta a importância da ocupação dessas funções por agentes. “Está no regimento interno dos estabelecimentos prisionais que a ocupação da muralha e o controle de entrada sejam responsabilidade da categoria. Como o efetivo era muito pequeno, a polícia ocupou esses cargos, mas a ideia é que com o aumento de agentes, nós passemos a assumir a função e a polícia voltará a cumprir o papel de segurança pública nas ruas da cidade”, comenta.

Fonte: Sejus
Fotos: VC Repórter

16 comentários:

Anônimo disse...

Agora eu gostei, em breve todas as unidades com guarda externa e interna realizadas pelos Agentes Penitenciários, como realmente prevê o regimento interno dos estabelecimentos prisionais do estado do Ceará.

Anônimo disse...

E vizando uma vaga no proximo concurso eu já tó estudando.

Anônimo disse...

Parabéns pela iniciativa do estado, e que cada instituição ocupe suas obrigações como devem ser, só quem ganha com isso é a sociedade que terá mais policiais nas ruas para proteger a sociedade, isso deverai acontecer também nas cadeias, aqui em Camocim vemos policiais, estes poderiam compor alguma viatura e assim dar maior segurança a nossa cidade, vemos que aqui os agentes também poderiam tomar conta, logo chegará e a sociedade cearense agradecerá pelos policiais que acuparam as ruas e nos garantirão o nosso direito de Ir e Vir.

Anônimo disse...

Adimiro essa profissão, são os caras.

Anônimo disse...

Os agentes prisionais estão de parabéns assumindo as muralhas, brevemente eu vou esta vesdindo essa farda preta.

Anônimo disse...

a policia tem que estar nas ruas protegendo a sociedade não nos presídios,cada qual na sua função como manda a lei,a sociedade ganharia muito mais

Anônimo disse...

Admiro os agentes penitenciário de nossa cidade, onrados, destemidos, coragosos e sem falar que são lindos, rerererere

Anônimo disse...

Admiro os agentes penitenciário de nossa cidade, onrados, destemidos, coragosos e sem falar que são lindos, rerererere

Anônimo disse...

Agentes Penitenciários, hurrrrraaaaaaa

Anônimo disse...

Parabéns agentes penitenciários vocês lutam e defendem a sociedade desses marginais.

Anônimo disse...

Os agentes aqui em camocim tem perfeitas condições para assumir a segurança externa, os cara são bom e operacionais e a população de camocim vai só agradecer os policiais nas ruas e mais agentes na cadeia para zelar pela nossa segurança.

Anônimo disse...

Com os agentes de camocim fazendo a segurança dentro e fora da cadeia sobra mais pm para as viaturas e para as praças onde tem marginais, sem falar que com mais agentes também é bom para a cidade poque eles não deixam os bandidos fugirem e ficar no meio de nos e ainda podem prender os bandidos que estão fora com isso só quem ganha e a sociedade.

Anônimo disse...

Parabéns seus agentes.

Anônimo disse...

Categoria de guerreiros.

guerreiro arraes disse...

Polícia é na rua defendendo a sociedade. eu trabalhei 10 anos na pirs, em sobral, mas a gente aprende mesmo é no dia-a-dia com a população. Parabéns ao nosso governador camilo santana pelo grande trabalho que vem fazendo no estado do Ceará.

Anônimo disse...

Cada um no seu quadrado, pm= polícia preventiva e ostensiva,(na rua). Agentes penitenciários= escolta, guarda dos presos, recapitura e outros, pc= polícia judiciária, ou seja cada um órgão com suas atribuições.