8 de novembro de 2014

POLÍCIA VIOLENTA? VIOLENTO É O BRASIL.

É lugar-comum acusar a Polícia, sobretudo a Militar, de ser violenta. Chega-se ao ponto de afirmar que sua agressividade decorre da formação enquanto força auxiliar e reserva do Exército Brasileiro, como se os seus integrantes tivessem origens em outro país, e fossem doutrinados nas academias como máquinas mortíferas. Ledo engano. A violência está arraigada na nação, prova disso é o resultado de uma pesquisa recém-publicada na área da educação. Mais de 100 mil professores em 34 países participaram de uma pesquisa global realizada pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) sobre agressões que partem dos alunos. Quem teve o índice mais alto? A terra brasilis.
Sem delongas sobre outros indicadores, que igualmente colocam o país em uma posição desconfortável, há de se destacar o dado:  12,5% dos docentes ouvidos no Brasil confirmaram sofrer agressões verbais ou de intimidação praticada por discentes semanalmente. O que isso significa? 

A sociedade está cada vez mais desorientada no aspecto moral, valores tem sido equivocadamente mitigados, e as consequências começam a se manifestar de forma clara. Pequenas cidades do interior, antes palco de calmaria, atualmente convivem com um problema crítico em relação a adolescentes e jovens incapazes de se submeter à disciplina que a cidadania exige. Pais procuram autoridades da área de segurança já desenganados pela perda de autoridade junto aos seus filhos, que prematuramente deixam de ser vistos como problemas de família e passam a ser tratados como caso de polícia. 

Nas palavras do chefe da divisão de inovação e medição de progressos em educação da OCDE,  Dirk Van Damme, “A escola hoje está mais aberta à sociedade. Os alunos levam para a aula seus problemas cotidianos”. Quem vem de um lar desestruturado e conflituoso acaba reproduzindo as práticas que está habituado a ver em casa. Mais adiante, isso vai trazer reflexos na segurança pública. 

A questão é conjuntural. É esse mesmo especialista quem afirma: “Em países asiáticos, os professores possuem um real autoridade pedagógica. Alunos e pais de estudantes não contestam suas decisões ou sanções”. A falta de aptidão para obediência, aliada a uma criação onde o uso da força é rotineiro no ambiente doméstico, vem criando gerações cada vez mais brutas. 

Algumas crias dessa matriz ingressam nas fileiras das corporações e acabam por praticar condutas indevidas sob o manto do Estado. Outras adentram na vida criminosa, expressando seus anseios de maneira desarrazoada. Diante do estado de calamidade que assola a educação, raiz de qualquer reforma que eleve o desenvolvimento humano de uma nação, ainda há espaço para atribuir à Polícia Militar todas as mazelas da sociedade? Não é na PM que começa ou termina a violência do país. 

Victor Fonseca Tenente da Polícia Militar da Bahia e estudante de Jornalismo | Contato: victor_ffonseca@hotmail.com passagens aereas gol
Fonte: Abordagem Policial

Um comentário:

Sandy disse...

ASSUNTO MUITO DISCUTIDO SEM MUITO PROGRESSO,FALA-SE DA CRIAÇÃO E EDUCAÇÃO DOS FAMILIARES.nO MEU PONTO DE VISTA ESTÁ HAVENDO UM INVERSÃO DE VALORES, PESSOAS COM O PODER DO PAÍS NA MÃO ISTO É NOSSAS VIDAS, SENDO CAPA DE REVISTA , JORNAIS E DESTAQUE NA TELEVISÃO COMO CORRUPTOS TIRANDO DA BOCA DOS POBRES O DINHEIRO QUE É NOSSO, PARA MIM ESTA É A PIOR VIOLÊNCIA NO BRASIL,QUE LEVA CONSEQUÊNCIA A OUTROS CRIMES, E VEM O PENSAMENTO SE ELES FAZEM EU TAMBÉM POSSO, COM RELAÇÃO A POLICIA ACONTECEM FATOS RUINS, COMO EM QUALQUER LUGAR, POIS TRABALHAM TENTANDO TIRAR O LIXO QUE POLÍTICOS INDECENTES GERAM NA SOCIEDADE. LEMBRE-SE DE UMA COISA,QUEIRAM OU NÃO QUEIRAM ´SO JESUS NO CORAÇÃO DO BRASILEIRO PARA QUE POSSAMOS TER PAZ.