28 de novembro de 2014

POLÍCIA DETÉM GRUPO POR CONSUMO E TRÁFICO DE DROGAS DENTRO DA UFC. ALUNOS OPINAM E NÃO CONCORDAM COM A AÇÃO POLICIAL.

Uma quantidade de drogas - não divulgada - foi apreendida. Os envolvidos foram levados para a sede do órgão federal.

A Polícia Federal (PF) realizou uma ação dentro do Centro de Humanidades III, da Universidade Federal do Ceará (UFC), no bloco do curso de Ciências Sociais. Um grupo de quatro pessoas foi detido, entre eles, três estudantes, por consumo e tráfico de drogas. Uma quantidade de drogas - não divulgada - foi apreendida. Os envolvidos foram levados para a sede do órgão federal.
Segundo informações preliminares da PF, os três alunos assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). A pessoa presa em flagrante não é estudante da Universidade.


A operação teve início após denúncia feita pelo Ministério Público Federal (MPF), segundo a UFC. O MPF acionou a Universidade e a PF para apuração da denúncia e prisão de traficantes que estivessem em atuação no espaço da instituição.
De acordo com informações da Divisão de Segurança e Vigilância da instituição, a PF já vinha investigando o grupo e filmando a ação delituosa. Conforme o órgão de ensino, a Universidade estava ciente da ação da PF e autorizou a entrada dos policiais, mas não sabia o dia exato que seria realizado a operação.

O grupo detido está neste momento na sede da Polícia Federal prestando depoimento. O POVO Online tentou entrar em contato com a PF, mas as ligações não foram atendidas.

Estudantes da UFC  opinam sobre o caso

Para Raíssa Sousa, 21, estudante do 5º semestre do curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), controlar o uso de drogas é muito difícil dentro do ambiente universitário. “É muito comum que as pessoas fumem maconha nas festas da universidade. E pegaram esses alunos como culpados quando vários outros estudantes de todos os centros fumam maconha. Acredito ser errado”, opina. Para a jovem, a prisão desses estudantes não deve impedir o uso de drogas na UFC.

Já Jorge Lopes, 28, aluno do curso de Teatro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) acredita que a prisão seja "um ato de hipocrisia". “Ela (a prisão) vai fazer com o que os alunos tomem mais cuidado, mas não vai impedir o uso de drogas na universidade. As pessoas fumam aqui porque se sentem seguras. Lá fora (do ambiente universitário), é mais arriscado”, acredita.

A estudante de enfermagem da UFC, Germana Amaral, 20, disse achar um absurdo um aluno ser preso dentro da universidade, ideia que é compartilhada pelo estudante de Estilismo e Moda Davi Lopes, 25. “Aqui é um centro de formação acadêmico. Um local para se debater ideias e pensamentos. Seria importante um debate, mais até que a prisão”, conta.

Do blog: Há meses atrás uma policial militar, aluna da universidade, foi expulsa da sala de aula por que estava fardada... porque será né?

Redação O POVO Online

com informações da repórter Luisiana Freire

11 comentários:

Aderaldo disse...

Infelizmente é uma realidade o consumo e o tráfico de drogas dentro das universidades brasileiras. O que me deixa mais revoltado é que a maioria desses estudantes acham natural essa atividade, chegando a discordar em ações policiais como a que ocorreu dentro da UFC.

Anônimo disse...

Absurdo é usar droga, vão estudar.

Carlos Augusto Trévia disse...

Acho muito estranha a opinião desses alunos, concordando com o consumo de drogas, e sendo contrários às prisões efetuadas. Pelo que se nota, futuramente eles não serão bons como profissionais e nem como chefes de família.

Crisóstomo disse...

"...Amamos os bandidos e detestamos a polícia porque a polícia representa a Lei. A polícia não vai permitir que a gente cheire cocaína, por exemplo, ou saia fumando maconha por aí, vendendo maconha. A polícia não deixa..."

Reflete direitinho o pensamento de muitos, mais nós pm's, aqueles que garantem o direito de ir e vir de cada um, continuaremos executando nosso trabalho com afinco, doa a quem doer.

Ricardo disse...

Maconheiro defende maconheiiro, cheirador defende cheirador, crackeiro defende crackeiro, bandido defende bandido... corrupto defende corrupto e só quem não gosta de polícia é vagabundo!!!

Ricardo disse...

Agora sim, está mais que esclarecido o motivo daquela policial, diga-se de passagem aluna da UFC, ter sido expulsa da sala de aula só porque estava fardada, com certeza só a presença da farda da "gloriosa" estava incomodando os lombreiros e mais certeza ainda, estava "cortando a lombra" dos nobres "estudantes".

Unknown disse...

creio eu que é por isso que temos a política corrupta que vemos hoje em dia, por essas opiniões formadoras de direitos. hoje todos têm direitos menos o cidadão. acha-se normal fumar, cheirar e até comer as drogas. PORRA povo acordemos para a realidade! quem fuma uma baseado hoje, amanhã pode entrar no mundo obscuro da pedra, que é hoje a grande causadora da devastação da sociedade, destroi lares, familias e a própria dignidade do usuário. Se temos estudantes universitários com essa opinião à favor da destruição, como vamos crescer como nação? Não é porque nos Estados Unidos se usa drogas {a vontade que aqui para crecermos temos que usar tabém.

Anônimo disse...

Isso é uma universidade ou um presidio desde quando usar drogas dentro de universidade e normal, Por isso que temos mal profissional em todas as áreas, aqui tem um amigo meu que é advogado e foi denunciado a OAB pelo fato de não conseguir largar a droga, e ta perdendo a carteira, da OAB que fuma droga dentro da sua própria instituição de ensino não tem respaldo nem pra ser gari, fica a dica.

Anônimo disse...

Esse tipo de procedimento policial é utrapassado a "GUERRAS AS DROGAS" mata mais do que o próprio cosumo. Ainda bem q essa geração pensa diferente, talvez os estudantes de hj um dia consigam mudar essa política repressiva.

Sibite baleado disse...

Olha aí como o espaço aqui é democrático, o administrador do blog acabou de liberar um comentário de um maconheiro defensor dos maus costumes... hehehehehe!!!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.