1 de outubro de 2014

PESCADORES DE CAMOCIM DESAPARECEM APÓS ACIDENTE EM ALTO-MAR

A embarcação do tipo Bastardo, denominada Fera I, com registro de Camocim, com 6 tripulantes a bordo, estava pescando a 17 milhas (32 km) da costa de Barreirinhas, no Maranhão, por volta das 02:00h da madrugada do último sábado (27), enfrentando um mar agitado, com forte ventania, quando sofreu uma avaria na retranca, conhecida também como verga, uma madeira que fica fixa ao mastro, e na qual se prende a vela.  
A quebra súbita desse equipamento teria jogado ao mar um dos tripulantes. Na tentativa de tentar ajudar o companheiro, outro pescador jogou-se ao mar, mas diante das fortes ondas, do vento, e da embarcação que ficou sem controle, os dois homens acabaram sumindo na escuridão do oceano. Para piorar, os dois estavam sem coletes salva-vidas.
A embarcação, que não possui nenhum tipo de equipamento de comunicação, permaneceu o sábado inteiro à deriva.  
Na madrugada de domingo (28), o Bote Talia, de Camocim, ofereceu socorro, mas nenhum dos 4 tripulantes quis abandonar o barco, temendo perdê-lo de vez. Somente no domingo à tarde, quando chegou ao Porto de Tutóia (MA), foi que a tripulação do Bote Talia conseguiu relatar o fato ao Comando do 4º Distrito Naval, órgão da Marinha do Brasil responsável pela jurisdição em questão. Nesta terça-feira (30) o Fera I, que mede cerca de 11 metros, foi rebocado até Tutóia, que fica a 65km do local do acidente. A Marinha continua com as buscas pelos desaparecidos. De acordo com informações obtidas pelo Camocim Online junto à Agência da Capitania dos Portos de Camocim, através do Capitão-Tenente Reginaldo Diniz, a atitude do Bote Talia ao registrar em GPS a localização exata do Fera I foi de suma importância para que a Marinha encontrasse a embarcação. Ainda segundo ele, os dois pescadores que continuam desaparecidos são os seguintes: Francisco Marcelo Castro, de 41 anos, e Emanoel Mauro do Nascimento, de 28 anos de idade, ambos de Camocim. A foto ao lado mostra um Bastardo semelhante ao que sofreu o acidente.

Fonte: camocim online
Foto: Vando Arcranjo

21 comentários:

Anônimo disse...

Cader as fotos deles?

Anônimo disse...

Que triste deus abencoi essa familia...

Anônimo disse...

Muito triste esse acontecimento,q deus possa esta no controle

Anônimo disse...

Nossa que triste,espero q eles sejam encontrados e de muita preferencias com vida :/

Anônimo disse...

Incrível como todos os anos acontecem acidentes como este e não são tomadas medidas para evitar. Há fiscalização quanto a equipamentos de salva vidas? equipamentos de comunicação?

Anônimo disse...

To muito triste pois so tio do marcelo. .que Deus traga eles com vida

Anônimo disse...

Q deus de força as familias dessa tragedia por que assim eles sumiro e nunca mas pode voltar se nao acharem os corpos dos pescadores

Anônimo disse...

Ainda ñ estou acreditando q isso aconterceu ñ me caiu a fircha ainda pois conherço os dois ñ tenho o q dizer nd soubre eles q deus os quarde e nossa senhora os proteja com o seu manto sagrado q td vai dar certo se deus qzer eles vao aparecer pois as familias ainda estao em choque ñ acreditao q tenho morrindo ô senhor corforta essa 2 familias

Anônimo disse...

Estou muito triste e angustiada ... sou prima do marcelo .. que tudo dê certo ..

Anônimo disse...

Verdade tio ... eu tbm estou :(

Unknown disse...

lamentável o que esses profissionais passam em alto mar para sobreviver e sustentar suas familias....

Anônimo disse...

Nem um pescador usa coletes salva vidas e nem direitos tem e assim vão mais vidas nessa profissao de qwem ñ sabe se volta ...

Anônimo disse...

O MARCELÃO É MEU AMIGO EO MAURO TAMBEM QUE TRAGEDIA...

Anônimo disse...

Nao tem fotos???

Anônimo disse...

Espero senhor que encontre eles com vida; pois nada e impossível para quem tem fé em Deus.

Anônimo disse...

Eu simplesmente acho essa historia muito estranha ... ai tem algo que nao cola , ouvi comentarios que tinha sangue no barco , e outra pq os restantes dos pescadores nao foram atrás dos outros 2 que caíram ?? Eu ne refiro com o barco , e que barco é este que vai pro mar sem o barco ter um rádio ?? Estão brincando com a vida alheia , eu já sei qual vai ser o final dessa história , vai ficar por isso msmo , e nunca os corpos serão encontrados , simples assim , mas se a dona deste barco , pensa que vai ficar assim , ela estar enganadíssima , tanto o Mauro como o Marcelo tem família e nós não vamos deixar isso ficsr assim !!

Anônimo disse...

por favor colacar a fotos deles..esse jornal e bom...

Anônimo disse...

Muito triste conheço os dois o mauro pra mim e um irmao crescemos juntos q o senhor possa esta no controle de nossas vidas.

Anônimo disse...

Creio em Deus e tudo e possível.minha esperança ainda e grande.nao desejo essa aflição pra ninguém muito menos pra minha família.

Anônimo disse...

Ja acharam os corpos dos pescadores la no maranhao

Anônimo disse...

Encontraram somente o do Mauro o do Marcelão ainda nao foi encontrado .