25 de outubro de 2014

JUSTIÇA ELEITORAL DETERMINA QUE VIATURAS DA PM FIQUEM EM CIRCULAÇÃO NO 2º TURNO

Procurador entrou com ação para que viaturas não fiquem paradas. Para a PRE, viaturas paradas dificultaram fiscalização de crimes eleitorais.

O Tribunal Regional Eleitoral determinou nesta sexta-feira (24), em caráter liminar, que os veículos policiais não fiquem parados por mais de 15 minutos durante o segundo turno das eleições, no domingo (26). O pedido foi feito nesta sexta pela Procuradoria Regional Eleitoral (PRE). O órgão constatou no 1º turno das eleições, em 5 de outubro, que veículos da Polícia Militar foram colocados parados em ponto-base, circulando somente para patrulhamento após acionamento pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops).

Com a ação, o MPE pretende que a situação não se repita no 2º turno das eleições. No documento, o procurador regional eleitoral Rômulo Conrado pede à Justiça Eleitoral a determinação de que, durante o domingo de votação do 2º turno eleitoral, no dia 26, o Governo do Estado mantenha os veículos policiais em ponto-base por no máximo 15 minutos. No tempo remanescente, a circulação deverá ser feita dentro das áreas de patrulhamento previamente delimitadas. O G1 tentou falar com o Governo do Ceará mais os telefones não foram atendidos.

O procurador regional eleitoral também quer que o Estado comunique, de imediato, um representante do Ministério Público Eleitoral sobre qualquer ocorrência de desligamento de viatura e esclarecimentos sobre o local e o motivo.

Segundo o MPE, ficaram constatados atrasos ou a falta de atendimento a várias ocorrências, e a própria ausência de patrulhamento ostensivo nas ruas, "evidenciando haver a autoridade policial se limitado a agir de forma reativa, em face das denúncias que lhe eram encaminhadas, e não de forma proativa, de forma a impedir que se consumassem os crimes eleitorais, dificultando que fossem impedidos crimes como a boca de urna e corrupção eleitoral", explica o procurador Rômulo Conrado.

Fonte: G1CE

Nenhum comentário: