15 de agosto de 2014

GUARDA MUNICIPAL DE FORTALEZA ESTUDA IMPLANTAÇÃO DE ARMA DE FOGO


Guarda Municipal fará estudo técnico para avaliar orçamento da medida. Guardas poderão atuar como agente de trânsito e terão poder de polícia.

A Guarda Municipal de Fortaleza informou nesta terça-feira (12) que irá realizar um estudo técnico para avaliar o orçamento para equipar com arma de fogo os guardas. Segundo a Guarda Municipal, a utilização de armas requer estudos técnicos, pois envolve custos para aquisição das armas, capacitação dos servidores, convênios e manutenção dos equipamentos. O uso de armas de fogo é uma reivindicação do sindicato dos guardas municipais.

A presidente sancionou nesta segunda-feira (11) a lei que permite o uso de arma de fogo pelos guardas municipais. “Aos guardas municipais é autorizado o porte de arma de fogo, conforme previsto em lei”, diz a lei. O uso pode ser suspenso “em razão de restrição médica, decisão judicial ou justificativa da adoção da medida pelo respectivo dirigente”.

A lei dá ao guarda municipal o poder de polícia, ele poderá conduzir uma pessoa detida até uma delegacia, poderá atuar no patrulhamento preventivo, em ações de prevenção à violência, em grandes eventos na proteção de autoridades, e em ações conjuntas com os demais órgãos de defesa civil.

Pela legislação, os guardas também poderão atuar como agentes de trânsito e fazer a preservação de cenas de crimes.

A Guarda Municipal de Fortaleza lembra que Fortaleza já se enquadra no Estatuto do Desarmamento, que prevê a utilização de arma de fogo por parte da guarda municipal para cidades com mais de 500 mil habitantes.

Via Amigos da Guarda Civil

5 comentários:

Anônimo disse...

Pm ta ficando no canto kkkkkkkkk

Anônimo disse...

Ainda bem! Eu que sou policial militar apoio essa iniciativa de se armar as guardas municipais!

Anônimo disse...

Todo cidadão deveria andar armado, a arma de fogo iguala as pessoas, uma mulher, um idoso ou um homem fracote teriam maiores ou as mesmas chances de defesa contra um agressor de maior porte físico, armado ou não.

Anônimo disse...

Tão de parabéns

Anônimo disse...

Eu só digo uma coisa, ...eu não digo é mais nada! E digo mais! ...só digo isso!