23 de junho de 2014

INVESTIGAÇÃO: PMS E ESCRIVÃ NA MIRA DA CGD

A Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD) instaurou procedimentos administrativos contra três policiais militares e uma escrivã da Polícia Civil, presos nos últimos quatro dias no Estado. Além dos inquéritos policiais, os servidores também responderão na CGD e podem ser demitidos ou expulsos dos respectivos órgãos em que trabalham.
Na última quinta-feira (19), Dois policiais militares e um ex-policial foram presos, suspeitos de terem invadido uma residência e extorquido uma família, sob a ameaça de prender um dos moradores da casa. Os militares e um ex-PM invadiram à casa na Rua Tereza Cristina, no Centro, e arrombaram a porta.

Eles algemaram e colocaram um rapaz dentro de um automóvel, Celta, de cor prata, que pertencia a um dos militares e passaram a exigir dinheiro da família para soltar o homem. Uma vizinha teria visto a situação e acionado à Ciops, informando a placa do Celta. Uma patrulha da PM iniciou uma perseguição e conseguiu interceptar o veículo, na Rua Princesa Isabel, no Centro. Os acusados foram detidos e levados para o 34º DP (Centro). Ali, foram autuados em flagrante por extorsão e cárcere privado, pelo delegado Romério Moreira Almeida.

O coronel Lauro Prado, comandante da PM, disse que um Procedimento Administrativo Disciplinar (PDA) será aberto para apurar o caso. A CGD também determinou a instauração de um Conselho de Disciplina.

No dia 20, um dia depois da prisão dos dois policiais militares, um sargento da PM foi preso por uma equipe da CGD, no município de Aracoiaba. O militar foi detido por força de um mandado de prisão preventiva expedido pela Vara da Justiça Militar. O inquérito policial militar, que tramita em segredo de justiça, apura a suposta participação do militar preso em vários crimes.


Ainda durante a sexta-feira, uma escrivã da Polícia Civil foi detida em uma operação da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa, acusada de associação para o tráfico. Além da policial civil, a sobrinha dela e um homem também foram presos.

Fonte: DN

Nenhum comentário: