17 de junho de 2014

CAVEIRÃO BLINDADO SERÁ USADO PARA SEGURANÇA NO ENTORNO DO CASTELÃO


Equipamento vai auxiliar segurança no entorno do Castelão, na tarde desta terça-feira, 17, quando ocorre partida entre Brasil e México.

A Polícia Militar do Estado do Ceará recebeu, nesta segunda-feira, 16, um Caminhão de Controle de Distúrbios Civis para o reforço das ações de segurança do Ceará. O veículo será utilizado pelo Batalhão de Choque (BPchoque) nesta terça-feira, 17, na segurança do entorno da Arena Castelão, onde ocorrerá o jogo entre Brasil e México.
Ainda segundo a SSPDS, equipamento passará por testes na Base Aérea de Fortaleza. A Polícia informou que a idéia é que o veículo auxilie as operações no entorno da Arena Castelão, onco ocorre o jogo entre Brasil e México, às 16 horas. Segundo o comandante do BPchoque, Major Alexandre Ávila, o equipamento poderá ser empregado em “ações de uso de força não letal, em casos de grave obstrução da ordem e outros tipos de episódios violentos”.


O veículo foi repassado pela Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça (Sesge/Mj). A Polícia Militar informou que após a Copa, o equipamento permanece no Ceará.

Veículo

O Caminhão de Controle de Distúrbios Civis é um carro de controle capaz de suportar tiros de fuzil, conforme informações da SSPDS. O veículo pesa cerca de 20 toneladas e comporta até 4,5 mil litros de água.

Todas as janelas do veículo são gradeadas e a velocidade comportada pelo motor chega a 120 km/h. A capacidade total de transporte é de 21 policiais, incluindo motorista e operador de canhão d’água.

Protestos

O último protesto anti-Copa ocorreu no sábado, 14, ocasião do jogo entre Uruguai e Costa Rica, na Arena Castelão. Com bandeiras defendendo o anticapitalismo e contra a realização do evento esportivo, os manifestantes não tentaram ultrapassar o bloqueio policial que delimitava o perímetro fechado no entorno do estádio.

Novos protestos estão marcados para terça-feira, 17, dia do jogo Brasil x México
na Arena Castelão. Dois eventos no Facebook convocam para os atos. Em um, denominado “Chega de circo! Brasil x México”, 1,7 mil pessoas confirmaram presença, até a noite de ontem. O outro (“Vem pra rua! Brasil x México - Manifestação popular), contava ontem com 4,7 mil confirmações. Atos estão marcados para os dias de jogos em Fortaleza.


Redação O POVO Online

Nenhum comentário: