20 de maio de 2014

MOTORISTA ESTAVA A 90 KM/H DURANTE ACIDENTE QUE MATOU 18 EM CANINDÉ

O motorista da empresa Princesa dos Inhamuns dirigia a 90 quilômetros por hora no momento do acidente que resultou na morte de 18 pessoas na BR-020, na cidade de Canindé, no interior do Ceará. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a informação da velocidade do veículo está registrada no tacógrafo. Ainda segundo a PRF, a velocidade do veículo estava dentro do limite permitido por lei no trecho, de 90 km/h para ônibus e 110 km/h para veículos de passeio menores. Em depoimento à polícia, o motorista do veículo, que tem 22 anos de experiência, disse que ele tentou desviar de um motociclista que invadiu a faixa do ônibus.
11 pessoas no IJF
Das 48 pessoas que estavam no ônibus que tombou matando 18 pessoas no domingo (18), em Canindé, 11 foram trazidas para o Hospital Instituto Doutor José Frota (IJF), no Bairro Centro, em Fortaleza. De acordo com o chefe do plantão do instituto, Alex Mont'Alverne, os 11 pacientes seguem na unidade hospitalar, mas estão fora de perigo, apesar de terem chegado em estado grave. Segundo a secretaria de Saúde de Canindé, há pacientes também na UPA e no hospital da cidade e, em um hospital particular.

"Havia suspeita de lesões graves em alguns deles. Sendo assim, tiveram  que se submeter a cirurgia. Neste momento, todos se encontram em estado estável. Tudo indica que deverão ser liberados agora pela manhã", disse
.Ainda segundo Mont'Alverne pacientes tiveram membros amputados. "Três foram submetidos a procedimentos ortopédicos. Dois deles sofreram amputação, pois tinham esmagamento nos membros. Eles estão agora na enfermaria, conversando e conscientes".
Alex Mont'Alverne acrescentou que graças ao rápido atendimento os 11 pacientes se salvaram. "Apesar do risco eles foram atendidos a tempo e estão fora de perigo. Os pacientes que não precisaram passar por cirurgia ficaram em observação para ver se havia alguma alteração. Graças a Deus tudo foi tranquilo", disse Mont'alverne.
Acidente

Um ônibus da empresa Princesa dos Inhamuns tombou às 8h45 da manhã deste domingo, no trecho urbano da BR- 020, no Km 304, em Canindé. Segundo a empresa, o ônibus saiu de Boa Viagem, interior do Ceará, às 7h e tinha a previsão de chegar a Fortaleza por volta das 11h10. A PRF-CE informou que o acidente aconteceu no triângulo que dá acesso ao Centro da cidade. Os passageiros feridos foram levados para o hospital municipal e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Segundo a Secretaria de Saúde de Canindé, 15 pessoas foram transferidas para o Hospital Dr. José Frota (IJF), em Fortaleza.


O motorista do ônibus também sobreviveu ao acidente. Ele informou à polícia que um motociclista que seguia à sua frente teria freado bruscamente. Na tentativa de evitar  a colisão, o condutor perdeu o controle do ônibus e tombou. A polícia disse que o teste etilômetro foi realizado com o motorista do ônibus e deu negativo.

Equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) estiveram no local. O veículo já foi desvirado. Segundo a PRF-CE, há uma faixa da BR-020 interditada, mas o trânsito na região está fluindo, apesar do grande número de curiosos.
Em nota, a empresa Princesa dos Inhamuns lamentou o acidente e afirmou que " continua tomando todas as providências necessárias para o atendimento aos passageiros e aos familiares concedendo-lhes total apoio". A empresa não divulgou o número e a lista de passageiros do ônibus.
Número de mortos
Na noite deste domingo (18), o núcleo de Perícia Forense de Canindé confirmou a morte de 18 pessoas no acidente. Anteriormente, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e autoridades municipais haviam informado que o número de vítimas passava de 20. Após as identificações, o número foi reduzido para 18.
De acordo com o supervisor da Pefoce de Canindé, Paulo Granjeiro, a maioria dos corpos foi reconhecida. Dos 18 mortos confirmados, oito corpos foram transferidos para Fortaleza. "Os transferidos foram os mais mutilados no acidente. Tem a questão da logística e dos procedimentos técnicos e legais para a identificação dos corpos para serem liberados", afirmou.
Para o trabalho de identificação dos corpos, os peritos trabalharam com uma lista de 46 passageiros e dois funcionários. Os 10 corpos que ficaram na Pefoce de Canindé foram liberados ainda no domingo (18). A maioria das vítimas morava no município de Boa Viagem.
Fonte: G1CE

Um comentário:

Anônimo disse...

O chiquinho estava dormindo ou é inexistente?