27 de maio de 2014

DUPLA INVADE DELEGACIA, RENDE POLICIAL E RESGATA SETE PRESOS.

Dois homens invadiram, na manhã de ontem, o 19º DP (Conjunto Esperança), renderam um policial civil e duas servidoras terceirizadas e resgataram sete dos 15 presos recolhidos nas duas celas da unidade. Até o fechamento desta edição, ninguém havia sido recapturado.
Segundo o relato do inspetor que estava na Delegacia no momento do ataque, a dupla chegou quando ele abriu a porta para receber o café da manhã dos presos, que é fornecido pelos parentes. Conforme o policial civil, quando ele permitiu a entrada dos homens que fingiram ser parentes, eles sacaram os revólveres e o renderam.

O objetivo da dupla era resgatar o preso Luís Carlos Freitas da Silva, detido e autuado em flagrante há duas semanas com um veículo Toyota Corolla com placas clonadas e um revólver com numeração raspada.

Delegado

Segundo o delegado Paulo César Cavalcante, titular do 19º DP, os outros seis presos aproveitaram e fugiram também. "Os que ficaram só não escaparam porque não quiseram", disse Cavalcante. Os outros detentos que escaparam foram identificados como, Antônio Marcos Araújo; Diego da Costa Silva; Elyson Sena Ferreira; Amon dos Reis Lopes; Tiago Alberto de Lima Matias; e Marlison da Silva Oliveira.
Os dois homens que realizaram o resgate e o preso Luís Carlos fugiram em um veículo Renault Duster. De acordo com o diretor do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), delegado Jairo Façanha Pequeno, um inquérito foi instaurado para apurar o caso. O diretor do DPM disse que, na manhã de ontem, 768 presos estavam recolhidos em delegacias da Grande Fortaleza (Capital e Região Metropolitana). Segundo Jairo Pequeno, a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) tem colaborado abrindo vagas nas unidades prisionais, mas o número ainda é insuficiente.

A Sejus informou que, somente em 2014, já recebeu 3.038 presos oriundos da Delegacia de Capturas e Polinter (Decap) no sistema penitenciário da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Em 2013, o número foi de 7.332.

Conforme o órgão, em 2013, o sistema carcerário cearense cresceu 9,2%, saltando de 17.957 presos, em dezembro de 2012, para 19.297, no ano passado. A média nacional é de 5,5%.

Fonte: DN

Nenhum comentário: