19 de maio de 2014

ACIDENTE EM CANINDÉ: PACIENTES EM ESTADO GRAVE SÃO TRANSFERIDOS PARA O IJF.

O Instituto Doutor José Frota (IJF) recebeu 11 passageiros em estado de saúde grave que sobreviveram ao acidente envolvendo um ônibus da Viação Princesa dos Inhamuns, que aconteceu no Km 303 da BR-020, no município de Canindé (distante 115 km da Capital) na manhã de ontem. Os pacientes foram encaminhados para o IJF devido a alta complexidade das fraturas e ferimentos sofridos. O resgate e transferência dos pacientes foram realizados através de ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), e veículos das prefeituras municipais de Canindé, Boa Viagem e Madalena e por aeronaves da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer).
Conforme a titular da Secretaria de Saúde do Município de Canindé, Aline Macedo, ao longo do dia, alguns pacientes que estavam no hospital São Francisco tiveram alteração no quadro clínico e precisaram ser transferidos para o IJF.
Após o acidente, no fim da manhã de ontem, duas pacientes que deram entrada no hospital São Francisco, não resistiram aos ferimentos e morreram. Trata-se de Vilauda Venancio Barbosa e Francisca Venancio da Silva, mãe e filha.
Transferências
Os pacientes transferidos para o IJF foram: Francisco Elson Nascimento Saraiva, João Vieira Sobrinho, Raimundo Barbosa, João Nunes da Silva, Cristiane de Souza Paulino, Maria Inês Moreira Santos, José Ribamar Lima de Oliveira, Maria Vera Lúcia, Francisco Douglas Sousa Uchoa, Rita do Nascimento e Hilda Inácio dos Santos.
De acordo com o IJF, dos 11 pacientes que deram entrada no hospital, três foram levados de helicóptero, os outros por ambulâncias do Samu. As vítimas sofreram fraturas expostas e a maioria será submetida a procedimento cirúrgico.
Advogados
Advogados que representam a empresa Princesa dos Inhamuns foram para Canindé e para o IJF acompanhar o caso e prestar assistência jurídica aos parentes das vítimas.

Além deles, a Defensoria Pública do Estado do Ceará também enviou representantes para Canindé. O supervisor do Núcleo de Direitos Humanos e Ações Coletivas, defensor Régis Gonçalves Pinheiro, se deslocou ao município para auxiliar os parentes nas medidas administrativas e jurídicas, como liberação dos corpos.
Acidente é o terceiro pior do Ceará
O acidente no município de Canindé foi o terceiro caso mais grave do estado do Ceará, seguido de duas tragédias que ocorreram nos anos de 1991 e 2004.
O primeiro acidente ocorreu em Aracati , no ano de 1991, e teve 41 vitimas.
Em 13 de fevereiro de 1991 o coletivo expresso de Luxo, que fazia a linha Recife-Fortaleza caiu de cima da ponte sobre o Rio Jaguaribe e 41 passageiros morreram no desastre. O caso ocorreu por volta das cinco horas de sábado. Como o acidente foi no período de Carnaval, as festas foram suspensas pelo prefeito do município. O motorista teria tentado desviar de uma carroça e caiu no Rio Jaguaribe. O resgate mobilizou as polícias Militar e Civil, além de Corpo de Bombeiros e também a Polícia Rodoviária e só terminou na manhã do dia seguinte. "Na pista de rolamento da ponte ficaram as marcas de pneus que evidenciam que o motorista ainda tentou desesperadamente brecar o carro, que bateu e derrubou a proteção do lado esquerdo do carro para em seguida o ônibus cair com o teto sobre a água e o afundamento. Ocorreram cenas de desespero e até de heroísmo como ficou demonstrado após ouvir o depoimento das sobreviventes".
Já o segundo caso ocorreu em Barro e mais de 40 pessoas morreram depois que o ônibus caiu
Em 22 de fevereiro do ano de 2004, 13 anos depois, a tragédia se repetiu com o coletivo da Viação Itapemirim, que caiu no açude do município de Barro. O acidente ocorreu durante as quatro horas da manhã de sábado. O ônibus saiu com destino a Salvador com 39 passageiros mais o motorista. Porém, no trajeto outras pessoas subiram no veículo. Quarenta e duas pessoas morreram no acidente. A Polícia acredita que o condutor dormiu no volante e perdeu o controle do veículo e invadiu a pista contrária antes de cair no açude Cipó, que possui cerca de oito a nove metros de profundidade.
No dia 12 de janeiro de 2013 cerca de 40 pessoas saíram feridas e duas morreram durante uma colisão da empresa Princesa dos Inhamuns. O caso ocorreu no quilômetro 354 da CE-187, que seguia no destino Fortaleza/Crateús e se chocou com uma carreta ao desviar de uma moto.
Traslado
11
Pacientes graves foram transferidos para Fortaleza após o acidente. A maioria com politraumatismo e alguns com fraturas expostas

3
Pessoas seguiram em helicópteros da Ciopaer. Os demais foram trazidos para a Capital em ambulâncias do Samu.

Fonte: DN

Nenhum comentário: