10 de abril de 2014

CEARÁ TEVE AUMENTO DE 32% NO NÚMERO DE MORTES EM 5 ANOS, AFIRMA ONU.


O Ceará é um dos estados brasileiros com maior aumento no número de homicídio entre 2007 e 2011, segundo relatório das Organizações das Nações Unidas (ONU) divulgado nesta quinta-feira (10). Para classificar o índice, a ONU estudou a evolução no número de homicídios em cada estado entre 2007 e 2011. Nesse período, o Ceará teve um aumento de 32.4% no número de morte. No Nordeste, apenas Pernambuco apresentou uma redução no número de homicídios, de 38,1%.
O estudo foi divulgado nesta quinta-feira (10), em Londres. Para Jean-Luc Lemahieu, Diretor de Análise de Políticas e Assuntos Públicos,  "muitas vidas estão sendo tragicamente interrompidas, muitas famílias e comunidades estão sendo destruídas.
Há uma necessidade urgente de entender como o crime violento está afligindo os países em todo o mundo, afetando particularmente os homens jovens, mas também causando grandes danos às mulheres".

Em janeiro deste ano, a ONG mexicana Conselho Cidadão para a Segurança Pública e Justiça Penal, do México citou Fortaleza como a sétima cidade mais violenta do mundo. O conselho lista as 50 cidades mais perigosas do mundo com base no número de homicídios em proporção à população e a capital do Ceará também aparece na sétima posição. Nesse estudo, os números são referentes a 2013. Na pesquisa da ONG mexicana publicada em janeiro de 2014, os dados são referentes a 2013. No ano anterior, Fortaleza apareceu na 13ª posição da mesma pesquisa.

Brasil
Um em cada dez homicídios registrados em 2012 aconteceu no Brasil, segundo relatório do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) lançado mundialmente nesta quinta-feira (10). De acordo com o "Estudo Global sobre o Homicídio 2013", que traz dados relativos ao ano de 2012, o Brasil teve 50.108 homicídios, o que representa a pouco mais de 11% de todos os 437 mil assassinatos cometidos no mundo.

Segundo a ONU, o Brasil mantém uma taxa estável de homicídios no panorama geral –em 2012, esse número foi de 25,1 homicídios dolosos por 100 mil habitantes. Mas a entidade diz que um olhar mais atento aos números mostra disparidades gritantes entre as diferentes regiões do país.

Enquanto nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo o número de homicídios tem caído, no Norte e no Nordeste do país eles cresceram. Na Paraíba, de acordo com o relatório, o aumento foi de 150%. Na Bahia, nos últimos dois anos o número de mortes violentes cresceu 75%.

Vítimas
O estudo mostra que mundialmente, cerca de 80% das vítimas de homicídio e 95% dos autores desse crime são homens. Quase 15% de todos os homicídios resultam de violência doméstica (63,6 mil). Mas a maioria - quase 70% - de vítimas mortais de violência doméstica são mulheres (43,6 mil). "A casa pode ser o lugar mais perigoso para a mulher", disse Lemahieu. "É de partir o coração quando aqueles que deveriam estar protegendo seus entes queridos são as pessoas responsáveis por seu assassinato".

Armas
Armas de fogo são as mais comumente utilizadas, causando quatro a cada 10 homicídios no mundo. Cerca de um quarto das vítimas são mortas com lâminas e objetos afiados e pouco mais de um terço morre por outros meios (tais como estrangulamento, envenenamento etc.) O uso de armas de fogo é particularmente prevalente na América, onde dois terços dos homicídios são cometidos com armas de fogo, enquanto objetos pontiagudos são usados com mais frequência na Oceania e Europa.

Fonte: G1CE

Nenhum comentário: