8 de fevereiro de 2014

COMBATE AO CRIME: PM FAZ OPERAÇÕES EM ÁREAS CRÍTICAS DA CAPITAL

A operação da AIS realizou incursões nos bairros Pirambu, Barra, Vila Velha, Jardim Iracema e Floresta.

Duas operações das polícias Civil e Militar nas Áreas Integradas de Segurança (AIS) 1 e 3 aconteceram, simultaneamente, na tarde de ontem, na Capital.
Conforme o major Adrianízio Paulo, comandante interino do 5ºBPM (Centro), as ações têm como objetivo ocupar os locais que apresentam os maiores índices criminais registrados pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSDPS). A AIS 1 abrange 28 bairros da zona Oeste, além do Centro. Segundo o major, os bairros que merecem maior atenção, por conta de homicídios ligados ao tráfico de drogas, são o Pirambu, Barra do Ceará, Vila Velha, Jardim Iracema e Floresta. Para ele, estes bairros são mais perigosos, porque os crimes acontecem de forma concatenada e organizada.

"Nos outros bairros acontecem sim homicídios, mas são aleatórios. Nestes bairros que iremos agir de foram mais intensa, os crimes são conectados. Geralmente, motivados pelo tráfico, um é a resposta, a revanche do anterior", declarou.

A operação

A operação "Quinto Mandamento, não matarás", comandada pelo major PM Adrianízio Paulo e pelo delegado seccional da AIS 1 e titular do 34º DP (Centro), Romério Almeida, contou com a participação de mais de 100 agentes das duas polícias.

Patrulhas das quatro Companhias do 5ºBPM, do Ronda do Quarteirão, da Cavalaria, do Batalhão de Rondas Intensivas e Ostensivas (BPRaio), do Pelotão de Mortos e agentes do 34ºDP (Centro) participaram da ação policial e agiram em duas frentes. As principais incursões aconteceram nas comunidades do Coqueirinho, do Caldeirão, da Praça do Abel e da Areia Grossa, no bairro Pirambu.

De acordo com o delegado Romério Almeida, vários dos homicídios que ocorreram na área foram solucionados. A operação "Quinto Mandamento" foi deflagrada também para dar cumprimento 22 mandados de prisão que foram expedidos, em consequência destas mortes.

"O importante é que os crimes estão sendo elucidados e que os criminosos já estão sendo procurados. Este trabalho será realizado diuturnamente, até que consigamos prender todas as pessoas que estão realizando algum tipo de delito", afirmou.

Duas pessoas foram presas; uma por tráfico e outra por roubo. Pedro da Silva Peroba, 26, já estava sendo procurado na área. Ele foi capturado na Rua Frei Marcelino, no bairro Rodolfo Teófilo, com 33 tabletes de maconha, 17 papelotes de cocaína e 43 pedras de crack.

Motivos

Para o major Océlio Alves, comandante da 3ªCia do 5ºBPM (Pirambu), as áreas que não foram urbanizadas são mais prejudicadas, quanto a violência. "A continuação das obras do Vila do Mar ajudaria muito no trabalho da Polícia. As áreas que foram urbanizadas mudaram muito no que diz respeito à criminalidade. No entanto, onde não há organização, saneamento, ou sequer, ruas para transitar, a miséria e o crime avançam", declarou.

No começo da noite, um homem identificado como Elias Pinto de Jesus Neto, 29, foi preso em flagrante pelo FTA da 3ªCia/5ºBPM e autuado no 33º DP (Goiabeiras) depois de matar, a tiros, Marcelo da Silva Pereira, 28, no bairro Colônia.

MÁRCIA FEITOSA

Repórter

Fonte: DN

Nenhum comentário: