19 de fevereiro de 2014

A POLÍCIA TEM FEITO SUA PARTE...

Para atingir seus objetivos, a lei tem que ser eficaz e não pode ser frouxa. Tem que ser de tal forma que leve o infrator a pensar duas ou mais vezes antes de agir, pois só assim saberá das consequências do ato insensato.

O que se pode notar é que infelizmente no Brasil, o crime tem compensado. Leis fracas, insuscetíveis de coibir ou desestimular crimes, têm se sucedido. Essas leis, fruto dos legisladores despreparados, ao largo da efetiva segurança pública, geram, no espírito do criminoso, a certeza da impunidade.
Com certeza pensa da seguinte maneira a mente criminosa: “pratico o crime, se me pegarem, quando não me livre rapidamente, pelos muitos benefícios legais, livro-me logo mais, para mais e melhor delinquir”.
Ele pensa sabiamente quando diz "melhor delinquir", pois, os presídios e penitenciárias brasileiras traduzem verdadeira universidade do crime.

Em todo o país, em qualquer lugar que seja desse solo pátrio, está presente na opinião pública o descrédito nas nossas leis, em quem as interpretam e em quem as formulam.
Trazendo o assunto para o cotidiano da nossa cidade, Camocim, poderíamos enumerar uma variedade de casos em que a aplicação da lei soou de forma negativa para a população. Vamos citar aqui apenas dois casos:

No dia 11 de novembro de 2013, uma operação realizada pela polícia civil culminou com a prisão em flagrante de uma mulher que estava portando “nada mais, nada menos” que três kg de crack, a maior apreensão da droga em nossa cidade. Na ocasião ela foi autuada em flagrante por tráfico de drogas, sendo que a lei diz que se condenado, a pessoa passará recluso na cadeia de 5 a 15 anos, no entanto a acusada passou apenas três meses presa na cadeia pública de Camocim e já está em liberdade, respondendo o processo é verdade, mais que está em liberdade está.

Três kg de crack apreendidos com a mulher

O outro caso que repercutiu mal foi a de outra prisão por tráfico de drogas ocorrida na CE-085, entre Granja e Camocim no dia 28 de janeiro deste ano. Na ocasião policiais da Força Tática flagraram uma dupla trafegando em uma moto portando meio kg de maconha e 61 gramas de cocaína. Os dois homens foram autuados e presos em flagrante por tráfico de entorpecentes. Um dos indivíduos flagrados já tem uma vasta ficha criminal, inclusive com vários anos cumpridos na cadeia de Camocim. Pois acreditem, esse indivíduo só passou 15 dias presos na cadeia pública de Granja e também já está em liberdade. São essas decisões e aplicações da lei que a população não entende, não assimila e provoca uma série de indagações e suposições. 

Meio kg de maconha, dinheiro e celulares apreendidos com a dupla

A polícia vem tentando fazer sua parte, dentro de suas possibilidades é claro. Apesar da falta de apoio de quem mais se espera, ela tem feito um bom trabalho e tem sido reconhecida pela população.
A verdade é que é cada vez mais normal ouvir de policiais que seu trabalho se assemelha a enxugar gelo, pois alegam que quase sempre veem seus esforços desfeitos pelas leis desse país.

Camocim Polícia 24h

Um comentário:

Anônimo disse...

Realmente a PM tem feito sua parte.