20 de janeiro de 2014

TUMULTOS E CRISES: POLICIAIS CEARENSES SÃO TREINADOS PARA OS DISTÚRBIOS DURANTE A COPA




Cursos de diversos tipos serão iniciados na Aesp, em breve, para preparar a tropa a agir em crises como confrontos de rua.

Cerca de três mil agentes da Segurança Pública do Ceará deverão passar por cursos de capacitação em 2014. Parte desse contingente - cerca de 1.500 servidores - será submetida a intensos treinamentos voltados exclusivamente para a montagem do aparato de segurança da Copa do Mundo, em Fortaleza, entre os dias 12 de junho e 12 de julho próximos.
Todos os agentes estarão integrados em cursos que estão sendo preparados numa parceria entre o Ministério da Justiça, através de sua Secretaria Extraordinária de Segurança de Grandes Eventos (SEGE), e o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).


As atividades curriculares destinadas à tropa serão de responsabilidade da Academia Estadual de Segurança (Aesp), que já definiu algumas das disciplinas a serem executadas com o contingente policial civil e militar, bombeiros militares e peritos legistas e criminais.
Entre as disciplinas, se destacam-se, ´Negociador Policial em Situação de Crise´, ´Intervenções em Bombas e Explosivos´, e ´Combate à Exploração Sexual, Tráfico de Pessoas e Riscos Associados ao Turismo´.

Riscos

Conforme a Aesp, a natureza do evento, de repercussão mundial, requer que o aparato de segurança esteja capacitado para o enfrentamento a situações emergenciais de grande risco, como casos de intervenções para varredura em locais públicos e fechados vulneráveis a ocorrência de explosões de artefatos em atentados, tais como estádios, arenas, hotéis, sedes de órgãos públicos e logradouros de grande afluência, como praças, estações metroviárias, terminais de transporte urbano, shoppings, clubes de lazer e praias.

Com base na experiência vivenciada por ocasião da Copa das Confederações, quando uma série de manifestações de rua em Fortaleza exigiram a intervenção das tropas regulares e de Choque, as autoridades buscam aprimorar a atuação dos seus contingentes.

Conforme a Aesp, já foram realizados cursos de inglês e espanhol, além de ´Escolta e Batedores´ e ´Choque Montado´ (este último, para a Cavalaria).

Outras disciplinas já definidas são, ´Atendimento Pré-Hospitalar´, ´Noções de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas´, ´Sistema de Comando de Incidentes´. ´Policiamento Montado em Grandes Eventos´, ´Uso Diferenciado da Força´; ´Gestão Integrada de Segurança Pública e Privada´, ´Segurança de Dignatários para Operadores´ e ´Análise Criminal Aplicada Grandes Eventos´.

Vinculadas

De acordo com a Assessoria de Imprensa da Aesp, a grade curricular foi montada com base nas diretrizes da Secretaria Extraordinária de Grandes Eventos e a necessidade manifestada pelos órgãos vinculados à SSPDS.

O cronograma prevê o início dos cursos entre o fim de janeiro e o começo de fevereiro. A tropa será dividida em 57 edições (turmas) e cursos que já foram realizados serão repetidos para novos servidores, como, por exemplo, o de ´Choque Montado´.

Manifestações


Não apenas o Governo Federal, mas todos os Estados brasileiros em cujas capitais serão realizados jogos do Mundial de 2014 já preparam suas polícias militares e civis para enfrentar a situação de crise. Movimentos de diversos segmentos já divulgam nas redes sociais prováveis manifestações que deverão ser realizadas nestas cidades. A própria Fifa já divulgou, através do pronunciamento de seus principais dirigentes, a preocupação com os conflitos de rua que poderão ocorrer nos dias de jogos.

Na última segunda-feira, o próprio presidente da entidade, Joseph Blatter, jogou para o governo brasileiro a responsabilidade por garantir o sucesso do Mundial. Além da preocupação com o atraso das obras das arenas e estádios, bem como, das obras agregadas de infraestrutura (avenidas, viadutos etc), Blatter considera uma ´dor de cabeça´ a possibilidade da realização de grandes protestos de rua que venham prejudicar ou mesmo a impedir a realização dos jogos.

Na Copa das Confederações, Fortaleza foi uma das Capitais brasileiras que se transformaram em palco de violentas manifestações. Na principal e maior delas, no dia 19 de junho (dia da partida Brasil x México, na Arena Castelão), centenas de manifestantes tentaram impedir o acesso de quem se dirigia ao Castelão. Os embates entre os manifestantes e as tropas da PM, da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Força Nacional de Segurança (FNS) duraram cerca de oito horas. O reforço ´externo´ (PRF e FNS) impediu que a Polícia Militar fosse vencida pelas dezenas de baderneiros.

Comandante prepara a tropa

Coronel Soares foi destacado para comandar a operação Copa do Mundo. "Não haverá uso aleatório de gás nem de bala de borracha", adverte FOTO: KID JÚNIOR

Um oficial da Polícia Militar é o homem responsável pelo comando de todo o aparato de segurança que será colocado em prática na Copa do Mundo. O coronel José Maria Barbosa Soares foi designado chefe do Estado-Maior Especial que a Polícia Militar do Ceará montou para a operação. Com uma extensa experiência na corporação, Soares já está executando os primeiros passos da preparação da tropa.
Comandante do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) por duas vezes, ex-comandante da Academia General Edgard Facó, e atual coordenador do Comando de Policiamento Especializado (CPE), o oficial falou, com exclusividade para o Diário do Nordeste, na semana passada, sobre os preparativos da PMs cearense para enfrentar possíveis crises conflitos de rua como os registrados na Copa das Confederações, no ano passado.

Preparação

Segundo o coronel, na semana passada foi realizada a primeira reunião com os comandos das unidades especiais que atuarão diretamente no evento; os batalhões de Polícia de Choque (BPChoque), de Policiamento Turístico (BPTur), de Eventos (BPE), de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio), de Polícia de Meio Ambiente (BPMA), além do Regimento de Polícia Montada (Cavalaria).
"Não haverá uso aleatório de gás (lacrimogêneo) nem de bala de borracha. Vamos agir com eficiência, com treinamento e menor custo. O objetivo é garantir a fluidez dos torcedores ao Castelão sem qualquer problema e a segurança em toda a cidade, principalmente nas áreas que serão utilizadas no evento, como a Beira-Mar, onde estão os hotéis", explica o comandante.

Os cursos já estão em andamento. Na última sexta-feira foram iniciados treinamentos. Segundo Soares, a tropa será dividida em frações, cada uma delas com 30 homens sob o comando de um oficial (tenente) e de um sargento. Por razões estratégicas, ele não revelou o quantitativo de PMs que farão parte do esquema de segurança, mas assegurou que, além do que já está previsto, pretende convocar, pelo menos, mais 400 homens para a operação.

O Batalhão Raio, por exemplo, deverá contar com um Pelotão Ligeiro, isto é, unidade que será mobilizada com rapidez para qualquer setor onde estejam ocorrendo incidentes. Toda a tropa está sendo preparada dentro da disciplina militar de Controle de Distúrbio Civil (CDC) para compor o que Soares denomina de ´linhas de segurança´.

Forças aliadas

O coronel explica que, em outra fase da preparação, serão convocadas as forças aliadas, como a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal (PF), Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e o Exército.

"Vamos convidar também a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), os Direitos Humanos e a Imprensa para que conheçam o plano e sejam nosso parceiros, nossos aliados neste projeto", explica o comandante.

Força Nacional com 10 mil PMs

Parte do contingente da FNS esteve em Fortaleza durante a Copa das Confederações FOTO: DIVULGAÇÃO

Como medida preventiva diante das prováveis manifestações populares durante a Copa do Mundo, o Governo Federal decidiu criar uma Tropa de Choque de 10 mil homens, que irá apoiar as policias militares estaduais nas 12 cidades-sedes do evento.
São PMs que integram a Força Nacional de Segurança (FNS), e que estão sendo treinados desde 2011, segundo o coronel Alexandre Augusto Aragon. Os militares tiveram o aperfeiçoamento intensificado em 2013, após as manifestações em junho´passado, durante a Copa das Confederações.

"A Força Nacional não é uma força comum. Somos convocados só para momentos de crise, só para missões específicas. Cheguei a ter 42 frentes de operações abertas ao mesmo tempo no País. Para a Copa do Mundo, formamos 10 mil homens em doutrinas de ações de Choque, e estamos em condições de atuar em todas as 12 cidades-sedes ao mesmo tempo" diz Aragon.

"Até mesmo São Paulo, que possui a maior Tropa de Choque do País (com 3 mil homens) e que, mesmo durante os ataques de facções criminosas, nunca pediu apoio federal na Segurança Pública, deve contar com homens da Força Nacional", diz o secretário nacional de Segurança Para Grandes Eventos, delegado da Polícia Federal, Andrei Augusto Passos Rodrigues.

Quartéis

"Pela qualidade da tropa, ela deverá atuar em todas as cidades-sedes. Em algumas, como força de contingência (ficando nos quartéis, sendo acionada somente quando for preciso). Em outras, terá função definida de antemão, como o apoio ao policiamento ostensivo", diz Andrei.

FERNANDO RIBEIRO/EDITOR DE POLÍCIA
FONTE: DN

Nenhum comentário: