3 de janeiro de 2014

EM CAMOCIM, WINDSURFISTAS SALVAM FAMÍLIA DE TURISTAS QUE ESTAVAM SE AFOGANDO NA ILHA DO AMOR.



Se Camocim já tinha orgulho dos "Meninos do Rio", grupo de windsurfistas nativos, destaque do esporte no estado, agora tem motivo de sobra para ter muito mais. Na tarde desta quinta-feira (02), por volta das 14:30h, de acordo com informações repassadas ao blog por Jamílson de Souza, atleta melhor colocado da cidade no recente Campeonato Brasileiro de Windsurf, uma família de turistas estava nadando na Praia da Ilha do Amor, afastados das barracas, na conhecida "crôa" da ilha, quando de repente, todos os 5 membros foram surpreendidos por uma correnteza forte, que passou a puxá-los para o fundo do meio do Rio Coreaú.

Eram 3 garotos, uma garota, e os pais. Jamílson, que estava treinando com seus colegas, os também campeões Hugo Sousa e Ítalo Wind, viram o desespero da família, que estava sendo arrastada para uma provável tragédia sem precedentes em Camocim, e decidiram entrar em ação com suas pranchas e o conhecimento extremo dos ventos e correnteza. 

Com  muita técnica, os 3 Camocinenses conseguiram, após muito esforço, salvar todos os 5 membros da família, com a ajuda de uma quarta pessoa, que estava em um caiaque, e salvou a mãe.  Todos foram colocados em segurança na balsa do Chico Antonio, que vendo a movimentação, se aproximou do resgate. Além do susto, nenhum dos banhistas sofreu qualquer tipo de lesão. Agora, além de campeões, Camocim conta com heróis, pois quem conhece de perto a correnteza do Rio Coreaú, sobretudo com a maré enchendo, como era o caso, pode ter noção do que significa salvar 5 pessoas em pranchas de windsurf, feitas para suportar com segurança uma só pessoa. 

Passado o relato e a justa homenagem aos nosso heróis, é preciso dizer, e já venho dizendo isso há tempos, mas parece que continuam sem escutar, que falta, em todas as praias de Camocim, torres de observação, guarda-vidas e placas de advertência para áreas de forte correnteza. E olha que ter guarda-vida é lei. Ou seja, falta o básico nesse sentido. Isso é o básico, Prefeita Monica. Graças a esses meninos, Camocim escapou fedendo de estampar as manchetes de todo o país com uma tragédia. Mas vamos continuar pedindo guarda-vidas, placas e torres, afinal, já estamos fazendo isso há 5 anos, e já entramos 2014 fazendo a mesma coisa.
Não que placas, torres e guarda-vidas salvem 100% dos casos fatais em praias, mas pelo menos, ninguém vai dizer depois que faltou tudo isso. Nesse caso, é melhor pecar pelo exagero, do que por omissão. Para Camocim mudar, é preciso se adequar à mudança.  E se esses meninos já eram heróis por "peitarem" a falta de apoio, a pobreza, e mesmo assim serem figuras constantes em pódios país afora, agora então...

Na foto, da esquerda pra direita: Jamílson, Ítalo e Hugo.

Fonte e foto: Camocim Online

3 comentários:

Anônimo disse...

CAMOCIM DEVERIA TER UMA GUARNIÇÃO DO CORPO DE BOMBEIROS,E PARABÉNS A ESSES RAPAZES PELO O SALVAMENTO DESSA FAMÍLIA E CABE A PREFEITA RECONHECER E DA APOIO AO ESPORTE DE CAMOCIM E A ESSES BALOARTES DA ÁGUA

Unknown disse...

Parabens heroi em camocim!!

Unknown disse...

Parabens!! Herois em CAMOCIM!!!