26 de janeiro de 2014

COPA DO MUNDO: SEGURANÇA COMEÇA A SER MONTADA

Aparato policial e de Inteligência está sendo estruturado pela Secretaria da Segurança Pública e pelo Exército.

Três Centros Integrados de Comando e Controle (CICC) deverão ser instalados em Fortaleza para o monitoramento da Capital durante a Copa do Mundo de Futebol, em junho próximo. A cidade deverá receber reforços policiais e da Força Nacional de Segurança (FNS), além de uma tropa de contingenciamento das Forças Armadas.
O número de homens mobilizados na operação ainda não foi fechado, mas deverá ser maior que os 10 mil empregados por ocasião da Copa das Confederações, realizada em 2013.
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) deverá montar em suas próprias dependências, na Avenida Bezerra de Menezes, bairro São Gerardo, uma das três unidades de monitoramento. Ali deverá ficar baseado o Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR).

No entorno da Arena Castelão ficará fixado o Centro Integrado de Comando e Controle Local (CICCL). Já na Beira-Mar, será instalado o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM). Este último, será uma espécie de base que vai gerenciar e monitorar as ações da tropa na região hoteleira, bem como na área destinada á realização da Fan Fest.

Autoridades

Na semana passada, pelo menos duas grandes reuniões foram realizadas como preparativos para o emprego e destinação da tropa que vai ser mobilizada na Copa do Mundo em Fortaleza. O primeiro encontro ocorreu na manhã de quarta-feira (22), na sede da SSPDS. Participaram da reunião o titular da SSPDS, Servilho de Paiva; o titular da Secretaria Extraordinária de Segurança de Grandes Eventos (SESGE) do Ministério da Justiça, Andrei Augusto Passos Rodrigues; o comandante da 10ª Região Militar, general Araújo Lima; o diretor operacional da SESGE, Cristiano Barbosa; o coordenador de Planejamento Operacional da SSPDS, delegado Fernando Barbosa; além de representantes das Forças Armadas, da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militares, Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), bem como, da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC), e, ainda, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Na ocasião, Servilho de Paiva fez uma exposição inicial do plano operacional a ser desencadeado na Capital.

Exército

No dia seguinte, na quinta-feira (23), foi a vez da II Reunião do Centro de Coordenação e Defesa de Área para a Copa 2014, realizada na sede da 10ª Região Militar, ´Região Martim Soares Moreno´. O comandante da unidade, general Araújo Lima, fez uma explanação sobre as diversas atividades de Inteligência, Defesa e Segurança que serão empreendidas no decorrer do Mundial.

O encontro não pode ser acompanhado pela Imprensa por razões estratégicas, mas as autoridades puderam falar sobre as atribuições gerais de cada uma das unidades integradas na operação. Dados sobre o número de contingente e ações dos setores de Inteligência são preservados em sigilo.

No encontro realizado na quarta-feira na SSPDS, o secretário extraordinário de segurança para grandes eventos, Andrei Augusto Passos Rodrigues, ressaltou que o Governo Federal está investindo recursos da ordem aproximada de R$ 80 milhões para a montagem da estrutura de segurança que deverá beneficiar todas as cidades-sedes dos jogos da Copa.

Além de Fortaleza, vão sediar as partidas do Mundial as seguintes capitais brasileiras, Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Manaus, Salvador, recife e Natal. Em cada uma delas será instalado um Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR).

Equipamentos

Em Fortaleza, além das tropas terrestres a serem distribuídas em pontos estratégicos da cidade, a Secretaria da Segurança anunciou que irá dispor de tecnologia avançada para o monitoramento e controle de todas atividades ligadas diretamente ao evento mundial.

Segundo o delegado Fernando Barbosa, entre os equipamentos a serem utilizados consta uma supercâmera que será acoplada em um dos helicópteros da Ciopaer, capaz de captar imagens nítidas à longa distância.

FERNANDO RIBEIRO/EDITOR DE POLÍCIA
FONTE: DN 

Nenhum comentário: