27 de janeiro de 2014

BPRAIO CHEGA AOS DEZ ANOS DE COMBATE AO CRIME NA CAPITAL


Há uma década, o grupo iniciava um estilo de policiamento que se tornou modelo para as PMs de todo o Brasil
O Batalhão de Ronda de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio), um dos grupos de elite da PM cearense e que virou modelo para as policiais militares de todo o País, completa, neste ano, dez anos de criação. A tropa especializada em abordagens policiais a veículos suspeitos e operações em áreas inóspitas, como favelas e outros locais onde as viaturas comuns não conseguem ter acesso, continua sendo uma das recordistas nas apreensões de armas no Estado.
No ano passado, foram, nada menos, que 848 armas de fogo nas ruas de Fortaleza, mais de 10 por cento do quantitativo geral de todo o Estado. Esse resultado é fruto de um permanente trabalho de combate à criminalidade, especialmente os delitos de homicídios dolosos, tráfico de drogas, roubo de veículos, assaltos, ´saidinhas´ bancárias, sequestros-relâmpagos e porte e posse ilegais de armas.
Balanço

Segundo o comandante da unidade, major PM Márcio Oliveira, também durante o ano passado, as equipes apreenderam 527 veículos, entre automóveis e motocicletas, roubados. Foram apreensões realizadas em estado de flagrante, isto é, estavam em poder de quadrilhas ou de receptadores.
Além disso, 221 autos de prisão em flagrante foram lavrados após a detenção de envolvidos no tráfico de entorpecentes.

"O número de prisões foi bem maior, pois há os casos de flagrante em que são detidas mais de uma pessoa, as vezes duas, três quatro ou até mais ", ressalta o oficial.

Conforme Oliveira, atualmente, 45 patrulhas fazem buscas em Fortaleza, todos os dias, no combate à criminalidade. O trabalho ocorre durante os três turnos de serviço, se estendendo madrugada adentro, com prioridade para as áreas que, estatisticamente, apresentam as maiores taxas de delitos como homicídios dolosos e roubos.
Em duas áreas específicas da Capital, há um trabalho mais intenso, com o maior número de patrulhas em circulação. São o ´Território da Paz´ (formado pelos bairros Bom Jardim, Granja Portugal, Granja Lisboa, Siqueira e Canindezinho), e a Barra do Ceará, localizada na zona Oeste de Fortaleza.

Aprovação

Com tanto resultado, o Raio contou, desde a sua fundação, com o apoio da população, que acredita em uma maior eficiência das patrulhas devido, principalmente, à rapidez com que os PMs chegam nos locais de ocorrências de assaltos, principalmente nos bairros onde há dificuldades de mobilidade, seja pelos transtornos comuns do trânsito em Fortaleza, os intermináveis congestionamentos, seja nos bairros que ainda não contam com vias de acesso pavimentadas ou situadas em locais mais distantes.
O principal ´alvo´ das operações do Raio, conforme seu comandante, é a Capital cearense. Em Fortaleza, as operações do batalhão se estendem desde a zona Central às favelas e comunidades das zonas Leste, Oeste e Sul. Porém, com a recente incorporação de mais contingente, as ações estão se estendendo pelos Municípios que compõem a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), como Caucaia, Maracanaú e Eusébio.
"Estamos cumprindo as diretrizes que são estabelecidas pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social e pelo Comando-Geral da PM, através do Comando de Policiamento Especializado (BPE", afirma Márcio Oliveira. Ele ressalta que a atuação das patrulhas segue o direcionamento da SSPDS, depois de verificadas, estatisticamente, quais as áreas da cidade com maiores registros criminais.

Bairros

Desse modo, atualmente o BPRaio atua, diariamente, em comunidades como o Barroso, Barra do Ceará, Genibaú, Pici, Conjunto Palmeiras, Rosalina, Vila Velha, Jardim Iracema, Monte Castelo, Vicente Pinzón, Praia do Futuro, Planalto Ayrton Senna, Pirambu e Sapiranga.

Sapiranga

400 homens fazem parte da tropa do BPRaio. Em novembro último, mais 100 PMs foram incorporados ao contingente após treinamento.
45 patrulhas atuam diariamente no combate à criminalidade em Fortaleza. A prioridade são os bairros mais violentos da cidade.

Estados adotam o modelo do Ceará

Há 10 anos, o major Márcio fundou o Grupo Raio, que passou para Pelotão, depois Companhia Provisória e, hoje, se transformou em Batalhão FOTO: KLÉBER GONÇALVES

Pelo menos, quatro Estados brasileiros adotaram o sistema de patrulhamento implantado pelo BPRaio diante da eficácia na repressão à criminalidade à violência urbana.
Segundo o major Márcio Oliveira, oficiais da Bahia, Amazonas, Piauí e do Maranhão participaram de cursos de formação na unidade da PM cearense e levaram para seus Estados a experiência do Batalhão para que grupos similares fossem implantados lá foram. O BPRaio também formou membros de outras corporações, como a Aeronáutica e a Polícia Rodoviária Federal.
Gradualmente, com base na eficiência do trabalho, o Raio foi progredindo. Passou de grupo instalado dentro do contingente do Pelotão de Motopatrulhas do 5º BPM para um pelotão.
Depois, se transformou em uma Companhia Provisória. Até que, em 2012, por iniciativa do então secretário de Segurança Pública, coronel Francisco José Bezerra; e do comandante da PM, coronel Werisleik Pontes Matias, o Raio virou um batalhão. Seu efetivo, então, passou a ser ampliado e, hoje, está com 400 PMs.
Até o fim do semestre deste ano, o secretário da Segurança Pública, Servilho de Paiva; e o comandante-geral da PM, coronel Lauro Prado, deverão autorizar um novo acréscimo de efetivo para o batalhão.

Seleção e treinamento rígidos


Motocicletas de alta potência, modelos XT-660 e NX-4 Falcon, são as utilizadas pelas patrulhas para o cerco e perseguição a bandidos nas ruas de Fortaleza

Para alcançar resultados tão positivos no combate à criminalidade, os homens que integram o contingente do Batalhão Raio passam por um rigoroso processo seletivo e de formação, onde a disciplina e o perfil de cada um são avaliados rigorosamente.
São 328 horas-aulas em um período de cinco semanas, com treinamentos de segunda-feira a sábado, com aulas diurnas e noturnas. A grade curricular contempla as seguintes disciplinas, ´Noções de Direito´, ´Técnica de Pilotagem Avançada´, ´Técnicas de Patrulhamento e Abordagem´, ´Prática de Tiro´, ´Socorro de Urgência´ e ´Escolta´.
Ainda neste semestre, pelo menos, mais 75 policiais deverão ser integrados ao BPRaio, isso porque a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) deve adquiri mais 75 novas motocicletas para a unidade de elite. São motos de alta potência, dos modelos XT-660 e NX-4 Falcon, que permitem o deslocamento dos militares de forma rápida e segura.

Reserva

Segundo o comandante do batalhão, para ingressar no Raio, os PMs passam por uma pré-seleção, em que são avaliadas a voluntariedade, teste de aptidão física, entrevista e teste de prática de pilotagem. Passando nesta fase, o candidato, então, é selecionado para a formação, quando, então, passa a receber os ensinamentos previstos nas sete disciplinas. Sendo aprovado, fica em um banco de reserva para ser chamado posteriormente, sempre que o contingente foi ampliado. Para este semestre, portanto, devem ser abertas 75 vagas.

Para ser integrado ao efetivo do batalhão Raio, o PM candidato é avaliado disciplinar e fisicamente. Depois, passa por exaustivo curso de capacitação

Seguindo a Matriz Operacional do Comando do Policiamento Especializado (BPE), o BPRaio vai participar ativamente do aparato de segurança que está sendo estruturado pelo Governo do Estado, através da SSPDS, para a Copa do Mundo, em junho próximo. Os PMs do batalhão irão compor uma tropa ´ligeira´, que vai atuar nas linhas de defesa caso ocorram manifestações e tumultos de rua como os registrados na Copa das Confederações, em 2013.

Policiamento

O comandante do BPRaio explica que, mesmo com parte da tropa empregada no aparato da Copa, o trabalho diário das equipes no enfrentamento à violência na Capital, e em especial nos bairros considerados mais violentos, não será alterado. Para isso, todo o contingente estará à disposição do Comando, mesmo aqueles policiais que, por exemplo, estiverem de férias. Eles serão convocados para o serviço.
Com esta estratégia, o batalhão não interromperá as atividades ordinárias de caça a brandidos e armas em Fortaleza.
328 horas-aula é a duração do curso de formação para PM do BPRaio. O candidato aprovado na seleção prévia passa por sete disciplinas, com aulas de segunda a sábado.

Fernando Ribeiro\Editor de Polícia
Fonte: DN

Nenhum comentário: