22 de janeiro de 2014

ALARMANTE!!! NÚMERO DE PRESOS NO BRASIL ESTÁ 30% MAIOR



O Relatório Mundial sobre Direitos Humanos divulgado nessa terça-feira, 21, pela
organização não governamental Humam Rights Watch (HRW) mostrou que a população carcerária do país cresceu quase 30% nos últimos cinco anos.
 De acordo com Sistema Integrado de Informações Penitenciárias (InfoPen), mais de meio milhão de adultos estão encarcerados. Esse número supera em 43%  a capacidade do sistema prisional. Além disso, 20 mil adolescentes cumprem medidas socioeducativas com privação de liberdade.


 Segundo a avaliação da entidade, isso se deve aos atrasos no sistema de Justiça. Atualmente, cerca de 200 mil presos aguardam julgamento. O estado do Piauí conta com a maior taxa do país, onde 66% dos presos são provisórios.
 Acompanhada da superlotação figura a falta de saneamento, que acaba facilitando a propagação de doenças. A HRW alerta que o acesso dos presos à assistência médica continua inadequado.

 A tortura em delegacias e centros de detenção também é considerada um problema crônico pela organização. O documento relembra o caso de agentes de Segurança Pública do Paraná que foram denunciados criminalmente por espancamento, sufocamento e aplicação de choques elétricos a quatro homens.

 Segundo a denúncia, os policiais queriam forçá-los a confessar o estupro e o assassinato de uma menina de 14 anos, em julho do ano passado. “Autoridades responsáveis pela aplicação da lei que cometem abusos contra presos e detentos raramente são levados à Justiça”, critica a entidade. 
 A condenação de 48 policiais pela morte de 111 detentos no presídio do Carandiru, em 1992, é uma exceção destacada pela HRW. O julgamento, no entanto, ocorreu mais de dez anos após as mortes.

 A entidade considera positiva a criação do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura, em agosto do ano passado. O mecanismo será formado por 11 peritos com poderes para fazer visitas periódicas a estabelecimentos civis e militares nos quais pessoas são privadas de liberdade.

 O documento destaca ainda a preocupação expressa pelo Grupo de Trabalho da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre Detenção Arbitrária, em março de 2013, em relação a longos períodos de prisão provisória e à falta de assistência jurídica pública para os detentos.

 Esta é a 24ª edição do Relatório Mundial sobre Direitos Humanos, que avalia as práticas adotadas em mais de 90 países. No capítulo que trata do Brasil, além das condições carcerárias, são analisadas ainda as mortes de policiais, a violência de gênero, os direitos trabalhistas, a violência no campo, a liberdade de expressão e informação, além da política externa do país na área de direitos humanos.
  
Redação O POVO Online/Com informações da Agência Brasil

4 comentários:

James Lopes disse...

O motivo de tudo isso,é a precariedade da educação brasileira. Infelizmente,políticos que investem em educação não ganha voto. Para cada escola de qualidade construída,um presídio perde a necessidade de ser construído.

Anônimo disse...

só tem uma solução! fazer uma triagem dos mais perigosos e aqueles que cometeram crimes hediondos e executar, exterminar, aniquilar! só assim pra diminuir a bandidagem.

Anônimo disse...

Isso é consequência da impunidade q assolam este país.

Anônimo disse...

Fiquei com vontade de jogar gasolina dentro dessa cela e meter fogo seria uma bela imagem.