12 de dezembro de 2013

OPERAÇÃO DA PF DESARTICULA ESQUEMA DE INVESTIGAÇÕES CLANDESTINAS EM GOIÁS E NO CEARÁ

Foto: Reprodução/TV Anhanguera
A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, 12, operação Cold Case, com objetivo de desarticular grupo criminoso composto por policiais e empresários envolvidos em esquema de corrupção, estelionato e violação de sigilo funcional. Durante esta manhã, estão sendo cumpridas diligências em três municípios do Goiás – onde já foram presos nove envolvidos – e em Fortaleza. No Ceará, foram cumpridas três ações de busca e apreensão, mas ninguém foi preso.

Até agora, foram presos seis empresários, três policiais militares, dois policiais civis e um policial federal – todos no núcleo goiano da operação. Outros quatro envolvidos já tiveram prisão decretada, mas ainda não foram localizados. Na ala cearense, a PF ainda não divulga quem foi alvo das três diligências de busca. Ao todo, são cumpridos 35 mandados em Goiás e no Ceará.

A investigação da Cold Case começou há oito meses e constatou que policiais estariam realizando investigações clandestinas a pedido de empresários e particulares e, para tanto, utilizando do aparato policial em benefício próprio. Apesar de não revelar os valores obtidos nas operações ilegais, a PF confirma que apenas um dos casos teria saído por R$ 10 mil.

No curso das investigações, foi verificado também que o grupo criou um site de vendas falso, que tinha por objetivo aproveitar o período de festas de fim de ano e iludir pessoas interessadas em comprar presentes. Todavia, os produtos supostamente vendidos nunca foram entregues, e os valores pagos foram desviados para a conta de “laranjas”.

Fonte: O POVO

Nenhum comentário: