21 de novembro de 2013

INACEITÁVEL!!! CIOPS REGISTRA 1 MILHÃO DE TROTES SOMENTE ESTE ANO

A Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) registrou, apenas neste ano, 1.051.265 “chamadas falsas”, mais conhecidas como trotes. Em média, foram recebidas 3.458 ligações desse tipo por dia, entre os meses de janeiro e outubro. Em todos os casos, as ligações diziam respeito a crimes que nunca existiram. A prática, além de criminosa, congestiona o sistema de atendimento da unidade, responsável por receber denúncias de toda a Capital.
De acordo com o supervisor do Núcleo de Teleatendimento da Ciops, major Victor Souza dos Santos, o volume de trotes corresponde a cerca de 20% do total de atendimentos feitos pela coordenadoria por ano. Até o mês passado, a Ciops recebeu 5.878.611 ligações - a média diária foi de 19.337,54. No mesmo período do ano passado, o número de trotes registrados foi de 1.378.114 ligações - 23,7% a mais.
Os trotes são destinados às polícias Civil e Militar e ao Corpo de Bombeiros. “Isso nos preocupa porque, enquanto a viatura está numa falsa ocorrência, deixa de atender o caso de alguém que está realmente necessitando de socorro. A linha telefônica também fica ocupada enquanto poderíamos estar recebendo uma ocorrência verídica”, lamentou o major.

Para o tenente-coronel Marinho Russo, coordenador da Ciops, o prejuízo não é maior porque nem todos os trotes geram ocorrências, com envio de viaturas. Na maioria dos casos, as atendentes perceberam que as chamadas eram falsas e encerram as ligações. Ainda assim, neste ano, 5.631 ligações culminaram com o envio de viaturas aos locais das possíveis ocorrências. No ano passado, foram deslocadas viaturas em 5.110 ocasiões.

“A situação é preocupante. Trabalhamos diariamente para tentar reduzir esses números. Existem casos em que o simples fato da atendente dizer que sabe de onde a ligação está sendo feita já faz com que a pessoa desligue”, avaliou Russo. 

Conscientização

Conforme o major Victor Souza, a maioria das chamadas é realizada por crianças e adolescentes e se origina de telefones públicos dentro das escolas. Para evitar esse tipo de situação, a Ciops realiza campanhas de conscientização. “Quando há alguma visita da Polícia Militar às escolas, principalmente durante os aniversários da Ciops (22 de janeiro), costumamos realizar palestras e campanhas educativas para inibir essa prática”, afirmou o supervisor.

Entretanto, os trotes continuam ocorrendo. Alguns, por motivos curiosos. “Tem pessoas que ligam simplesmente para verem a viatura passando pela rua”, disse Victor Souza. Conforme o major, o problema causa desconfiança nas ocorrências por parte dos policiais.
  
Saiba mais

A Ciops foi criada em 12 de agosto de 1998, pelo decreto nº 25.133, que a tornou parte integrante da estrutura da Secretaria da Segurança Pública e Defesa da Social (SSPDS). O órgão foi inaugurado oficialmente em 22 de janeiro de 1999.


Atualmente, a coordenadoria atende todos municípios da Região Metropolitana. O atendimento das chamadas é feito a partir de 28 posições de atendimento, que funcionam 24 horas por dia. Funcionários se revezam na função, em quatro turnos de seis horas cada.
A Ciops atende pelo número 190.

O que diz a lei

O trote é considerado crime, segundo o Código Penal Brasileiro.
Art. 340: “Provocar a ação de autoridade, comunicando-lhe a ocorrência de crime ou de contravenção que sabe não se ter verificado”. Pena: detenção, de um a seis meses, ou multa.

A repetição do trote também incorre em penalidade, conforme o artigo 71: “Quando o agente pratica dois ou mais crimes da mesma espécie e, pelas condições de tempo, lugar, maneira de execução e outras semelhantes, devem os subsequentes ser havidos como continuação do primeiro, aplica-se-lhe a pena de um só dos crimes, se idênticas, ou a mais grave, se diversas, aumentada, em qualquer caso, de um sexto a dois terços”.

Fonte: O POVO

2 comentários:

Anônimo disse...

São os bandidos que mandam ou passam trotes, para desviar a tenção da policia, enquanto eles se preparam para agir em determinada area. O trafico rola solto por isso. a policia é acionada para uma rua, enquanto eles trafegam pela outra. A policia é que precisa estar atenta.

Anônimo disse...

Eu bato muito na Pm pelos os erros q ela comete,mais passar trote é uma vergonha isso tem q acabar,trotes atrapalham muito os trabalhos e quem precisa de verdade nao é socorrido por causa de um babaca q nao tem o q fazer e faz uma palhaçada dessa