4 de outubro de 2013

TIROTEIO E PRISÕES NO PIRAMBU

Um confronto entre gangues rivais na Praça do Abel, localizada na Rua Santa Elisa, no bairro Pirambu (zona Oeste de Fortaleza) terminou em tiroteio e na prisão de, pelo menos quatro envolvidos no fato. 
Uma operação policial, coordenada pelo tenente-coronel PM Francisco Souto, comandante do 5º BPM; e pelo major Océlio Alves, comandante da 3ªCia/5ºBPM, mobilizou policiais da Força Tática de Apoio (FTA) e Ronda do Quarteirão. 

O cerco policial começou logo após populares terem informado a Polícia que uma gangue baseada na Rua São Raimundo, do bairro Cristo Redentor, teria invadido a Praça do Abel para vingar um assassinato ocorrido na última terça-feira. A equipe da FTA da 3ª Cia/5º BPM, composta pelos soldados Santiago, Cristiano, Saraiva e Sales, foi até o local e se deparou com nove homens armados, que trocaram tiros com a Polícia. Parte do grupo fugiu em direção à praia e escondeu as armas no espigão. 

Apreensão
Segundo o soldado PM Santiago, ele e outros policiais entraram no mar e realizaram a apreensão de um revólver calibre 38 e uma espingarda calibre 12 (escopeta). Foram apreendidos dois adolescentes que já têm passagem pela Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), além de um preso identificado como Amaury Amâncio da Cruz, 23, morador do bairro Cristo Redentor, que responde na Justiça por três assaltos e dois crimes de porte ilegal de arma de fogo. Um terceiro homem foi baleado e encaminhado ao Frotinha da Parangaba. Trata-se de Ícaro da Silva Gonçalves, 19, que foi atingido no peito. 

A operação teve o apoio das patrulhas do Ronda do Quarteirão de prefixos RDs 1129 e 1134, comandadas pelos soldados Lima e Cleber. 
De acordo com informações do tenente-coronel Souto, em quatro dias, a Polícia Militar desarticulou quatro quadrilhas e apreendeu 12 armas, sendo seis pistolas, uma escopeta e cinco revólveres.

Assassinatos
A Praça do Abel, no Pirambu, tem sido o local escolhido pelas gangues do Pirambu para confrontos. Dois homicídios foram registrados ali no começo desta semana. Na segunda-feira (30), foi assassinado Diógenes Oliveira da Silva, 35. No dia seguinte, o adolescente Jonathan Veras da Silva, 15, também foi eliminado durante um tiroteio. 

A Polícia acredita que os integrantes da gangue da Rua São Raimundo estavam no local para matar os rivais, da Praça do Abel e vingar as mortes desta semana, mas a ação não ocorreu devido ao confronto com a PM. 

Segundo o major Alves, no mês passado, bandidos atiraram contra uma viatura da Força Tática de Apoio (FTA). Os disparos chegaram a atingir o banco do motorista, mas ninguém saiu ferido. Na ocasião, foram apreendidos três adolescentes, mas a equipes do Serviço Reservado e FTA da 3ª Cia do 5º BPM realizaram uma saturação com a Delegacia de Narcóticos (Denarc) que terminou na prisão de um traficante identificado como José Geilson Martins da Silva, 20, o ‘Tatu’, que estava com cocaína e vários objetos roubados.

Fonte: DN

Nenhum comentário: