17 de setembro de 2013

SEGURANÇA: TROCA DE COMANDO DAS POLÍCIAS E BOMBEIROS TRAZ MUDANÇAS NO PERFIL ADMINISTRATIVO

Recém-empossado na SSPDS, Servilho Paiva fez as primeiras mudanças na pasta. Os coronéis Lauro Prado e João Gurgel vão comandar, respectivamente, a PM e os Bombeiros. Andrade Júnior é o novo chefe da Polícia Civil.

Foto: Sara Maia
Quatro dias após ser empossado e definir como meta o aprimoramento da gestão, o titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), delegado Servilho Paiva, mudou a cúpula das polícias Militar e Civil e do Corpo de Bombeiros Militar (CBM). O anúncio da alteração foi feito por nota divulgada ontem.


Os coronéis Werisleik Pontes Matias e Joaquim dos Santos Neto deixam, respectivamente, o comando-geral da Polícia Militar e o comando-geral do CBM. Já o delegado Luiz Carlos Araújo Dantas foi exonerado da delegacia-geral da Polícia Civil. No lugar deles, assumem o coronel Lauro Carlos de Araújo Prado (PM), o coronel João Carlos de Araújo Gurgel (CBM) e o delegado Raimundo de Sousa Andrade Júnior. A posse da nova cúpula acontece amanhã.
Na nota, Servilho Paiva destaca que a melhoria do sistema de segurança pública - objetivo das alterações - “passa necessariamente por uma gestão de resultados urgentes na redução dos números de homicídios e dos crimes contra o patrimônio”.
Mudanças na PM
O novo comando da Polícia Militar unirá perfis administrativos e ostensivos. A avaliação é do vereador capitão Wagner (PR), presidente da Associação dos Profissionais de Segurança Pública do Ceará (Aprospec). Wagner diz que o coronel Prado “trabalhou em quartéis, no 5º batalhão” e na antiga Companhia de Policiamento Rodoviário (CPRv), e os novos comandante-geral adjunto (coronel Luiz Solano Austregésilo Teles) e secretário-executivo (coronel Giovani Pinheiro da Silva) trazem “experiências de suas áreas”. O coronel Solano comanda o Colégio da Polícia Militar e o coronel Giovani, a Coordenadoria Militar da Assembleia.
Para Flávio Sabino, presidente da Associação dos Cabos e Soldados, o coronel Prado é “um homem de tropa”. “Toda história dele é dentro da instituição. É uma pessoa de diálogo, um homem sério, honesto, que conhece muito. Acho que, no primeiro momento, ele terá a tropa toda do lado porque mudança traz esperança”, diz.
Na avaliação de Pedro Queiroz, presidente da Associação de Praças e da Polícia Militar e Corpo de Bombeiro Militar do Ceará (Aspramece), o coronel Prado não demonstra ter poder de persuasão. “Acho que ele não vai conseguir atender as pautas da categoria. Ele pode até receber carta branca, mas não acho que o coronel Prado vá fazer uma boa gestão no tocante à valorização humana”, argumenta. Queiroz ainda diz que, se o novo comandante conseguir levar as pautas da categoria ao Governo, a tropa responderá positivamente.
Fonte: O POVO

Nenhum comentário: