27 de setembro de 2013

O ÚLTIMO ADEUS A ESMERINO ARRUDA, EX-PREFEITO DE GRANJA

Morreu, na tarde da última quarta-feira (25), vítima de um câncer, aos 91 anos, o ex-prefeito do município de Granja, Esmerino Arruda. O também ex-suplente de senador estava internado em um hospital particular da capital cearense, onde tinha sua saúde monitorada por uma equipe de médicos. Seu corpo foi velado nesta quinta (26) , na sede da Prefeitura Municipal de Granja, onde houve uma missa de corpo presente às 16h. O atual prefeito do município, Romeu Aldigueri, sobrinho de Arruda, decretou luto oficial de três dias na cidade.

” Esmerino Arruda nasceu em 22 de maio de 1922. Além de dois mandatos como prefeito de Granja, foi, também, deputado federal e suplente de senador. ”
Após a celebração, o translado do corpo foi levado para Fortaleza, onde também será celebrada, nesta sexta (27), uma missa, às 16h, no Cemitério Jardim Metropolitano, na presença de amigos da Capital e demais familiares. Em seguida, o corpo do ex-prefeito será cremado, e as cinzas encaminhadas ao Distrito de Parazinho, em Granja.

Após a descoberta da doença, o ex-prefeito chegou a ser internado por mais de um mês no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, retornando para Fortaleza em seguida para dar continuidade ao tratamento. Esmerino Arruda é pai do deputado estadual Gony Arruda (PSD). Nasceu em 22 de maio de 1922, em Granja, berço político de sua família. Atuou por mais de 60 anos, sendo considerado o mais antigo político em atividade do Estado. Além de dois mandatos como prefeito de Granja, Esmerino Arruda, foi também, deputado federal e Suplente de senador. Em 2009, após acusações de uso indevido dos meios de comunicação, a Justiça decretou a perda de seu mandato como prefeito, mas ele retornou ao cargo após a decisão favorável do pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). No entanto, renunciou ao cargo no dia 3 de abril de 2012, alegando problemas de saúde. Na carta de renúncia, ele agradeceu ao governador Cid Gomes pelo apoio a algumas obras realizadas no município. 

Na ocasião, Esmerino Arruda declarou deixar o cargo com a consciência de dever cumprido e de ter trabalhado pelo município até onde a saúde permitiu. Segundo seu filho, Gony Arruda, a renúncia veio em virtude da grande demanda da cidade. “Ele enfrentou um segundo mandato muito difícil. Renunciou aos 90 anos, pois já não aguentava mais o dia a dia da administração, mas viveu a política intensamente, atendia a todos da cidade e de municípios vizinhos, abriu mão do convívio dos filhos e da empresa no Rio de Janeiro para ficar em sua terra natal”.

Fonte: impacto ranja

Um comentário:

Anônimo disse...

deus tenha em um bom lugar cheguei a conhecer esmerino arruda através de seus funcionários mi pareceu ser uma pessoa muito focado no trabalho