13 de agosto de 2013

INSEGURANÇA: HOSPITAIS VIRAM PALCO DE EXECUÇÕES


Em duas semanas, três pessoas foram mortas, a tiros, em hospitais de emergência da Capital. Unidades são inseguras.

Três assassinatos em apenas duas semanas. Este é o retrato da onda de violência e insegurança que ronda os hospitais públicos de urgência e emergência de Fortaleza. Na manhã de ontem, o terceiro crime de morte aconteceu na porta do Hospital Distrital Edmilson Barros de Oliveira, o ´Frotinha´ de Messejana.

No último dia 31, um paciente foi fuzilado no pátio da emergência do Instituto Doutor José Frota, o IJF-Centro. Já na tarde de quinta-feira passada, um tiroteio deixou um homem morto e outro gravemente ferido após uma tentativa de linchamento na porta do hospital ´Gonzaguinha´ de Messejana.


O crime ocorrido na manhã de ontem teve como vítima um funcionário do próprio ´Frotinha´. Era o auxiliar de laboratório Mairton Delfino da Silva, 52, que trabalhava naquela unidade de saúde há 17 anos.


Na manhã de ontem, o técnico em laboratório Mairton Delfino da Silva, 52, foi assassinado na porta do ´Frotinha´ de Messejana, onde ele trabalhava há 17 anos. A Polícia Civil já tem o nome de um suspeito do atirador FOTO: ALEX COSTA

Vingança?


De acordo com relatos preliminares da Polícia, o assassino é um homem que desceu de uma caminhoneta Hilux, preta, e ficou na frente do hospital à espera da vítima. Quando Mairton saiu para comprar um lanche, foi atacado e assassinado. Baleado, ele ainda foi levado para a emergência, mas morreu. Na entrada do ´Frotinha´ ficaram as marcas de sangue e as cápsulas de pistola.


A motivação do crime ainda é desconhecida, mas, segundo apurou a Polícia Civil, através da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), o assassinato pode ter sido uma vingança, visto que Mairton tinha antecedentes criminais por homicídio, roubo, receptação e formação de quadrilha. Ainda na noite passada, a Polícia levantou a suspeita de o crime teria sido praticado por um caminhoneiro, cuja identidade não foi revelada.


Na tarde do último dia 31 de julho, um adolescente de 16 anos invadiu a entrada do Instituto Doutor José Frota, o ´Frotão´, no Centro, e matou a tiros um paciente que tinha acabado de receber alta e era colocado numa ambulância FOTO: FERNANDO RIBEIRO

Crimes

No começo da tarde do último dia 31 de julho, um adolescente de apenas 16 anos invadiu o ´Frotão´ e matou um paciente que acabar de ter alta médica.

A vítima foi identificada como o ex-presidiário Antônio Edson Justino de Lima, 19, conhecido por ´Bill da Paupina´. O garoto foi detido logo após o crime e disse que praticou uma vingança, pois ´Bill´ havia assassinado seu irmão e um primo.


Na edição do dia 1º de agosto, o Diário do Nordeste relatou a invasão do IJF por um garoto, que matou um inimigo e foi apreendido em flagrante fotos: reprodução

Apesar de contar com câmeras de segurança e a presença constante de PMs na entrada do hospital, a unidade foi invadida pelo atirador sem dificuldades.


Outro problema de insegurança no IJF é a permanência de criminosos feridos nas enfermarias, o que causa constrangimento e medo aos demais pacientes e familiares, apesar da presença de escolta feita pela PM.

Na última quinta-feira, Francisco Rogério Gomes de Araújo foi morto a tiro por um assaltante em frente ao ´Gonzaguinha´ de Messejana. O atirador sofreu tentativa de linchamento.


Na sexta-feira passada (9), o jornal noticiou um tiroteio e assassinato ocorridos na porta do ´Gonzaguinha´ da Avenida Washington Soares, em Messejana

SAIBA MAIS

31.07. 2013 O pátio do IJF-Centro é invadido por um adolescente de 16 anos. Armado, ele mata um paciente que já havia sido baleado e tinha acabado de receber alta médica. As câmeras do hospital não estavam funcionando naquela ocasião.

8.08.2013 Um tiroteio acontece na porta do Hospital ´Gonzaguinha´ de Messejana. Francisco Rogério Gomes de Araújo é assassinado a tiros.

12.08.2013 Mairton Delfino da Silva, servidor do ´Frotinha´ de Messejana, é morto na porta daquele hospital.

FERNANDO RIBEIRO/FERNANDO BARBOSA
EDITOR DE POLÍCIA/REPÓRTER 
FONTE: DN

Um comentário:

Anônimo disse...

Neste palco de execuções, a PM é a principal atração, pois não há quem fale um aí com o que está havendo. Enquanto, os verdadeiros culpados são: nossos políticos e nossa justiça que não estão nem um pouquinho preocupados com o que está ocorrendo.