8 de julho de 2013

SOCIEDADE PARTICIPA E EM UM MÊS, DISQUE DENÚNCIA GEROU 46 PRISÕES NA CAPITAL

Após a reformulação do serviço, pelo menos uma pessoa é presa por dia a partir de denúncias feitas pela população.
O Disque Denúncia 181, no Ceará, foi reformulado no mês de maio para melhor atender a população, e o serviço foi reforçado com mais atendentes. Em pouco mais de um mês, a Polícia já registra um considerável aumento no número de prisões e apreensões feitas a partir das denúncias.
Um balanço realizado entre os dias 24 de maio e 30 de junho, mostra que 46 pessoas foram presas, em flagrante, por meio da ferramenta de denúncias, o que representa praticamente uma pessoa detida por dia.

Drogas

Das 46 pessoas capturadas, três foram autuadas por crimes de receptação, 10 por porte ilegal de arma de fogo, três presos por porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas, 29 pessoas presas somente por tráfico de drogas e uma pessoa por tentativa de roubo (assalto).

Um mês e quatro dias após a reformulação do serviço, foram presas seis pessoas em decorrência de mandado judicial de prisão e 13 armas de fogo confiscadas. As drogas apreendidas somaram um quilo de pasta-base de cocaína, 694 gramas de cocaína pronta; 3,5 quilos de cocaína e 1,013 de crack.



Com base nas informações da população, as autoridades policiais fazem as investigações sigilosas e, mais rapidamente, conseguem capturar os criminosos à solta em todo o Estado 

As denúncias também possibilitaram a localização de veículos roubados, que somaram três casos durante o período.
O 181 funciona na Coordenadoria de Inteligência (Coin) da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), com um corpo de funcionários que recebe diariamente denúncias de trafico de drogas, de pessoas foragidas da Justiça e casos que necessitam de investigação.

O titular da Delegacia de Narcóticos (Denarc), delegado Pedro Viana Júnior, explica que o atendimento não substitui o 190 e os dois números têm funções diferentes. "O 190 (Ciops) recebe casos de emergência, como assaltos e homicídios. A população liga e recebe o atendimento na hora. Já o Disque Denúncia funciona para revelar crimes e casos que necessitam de uma investigação", ressalta o delegado.

Ferramenta

Durante o lançamento da campanha pelo secretário da Segurança Pública do Estado do Ceará, Francisco José Bezerra Rodrigues, foi anunciado um trabalho de esclarecimento para que as pessoas saibam utilizar a ferramenta e contribuir para a paz social. A Polícia garante o sigilo dos informantes e o sistema funciona 24 horas. As denúncias são distribuídas para Polícia Civil, Polícia Militar (PM), delegacias, viaturas do Ronda do Quarteirão e do Policiamento Ostensivo Geral (POG) e Batalhões da PM.

Segundo o delegado Pedro Viana, o aumento no número de denúncias, prisões e apreensões de entorpecentes foi imediato à revitalização do 181.

Já a Denarc recebe cerca de 40 denúncias por dia, um número equivalente a 1.200 denúncias por ano. O titular ainda ressalta que os distritos policiais também recebem informações sobre o tráfico de drogas.

Traficantes são mais delatados

Entre os casos que foram elucidados a partir de denúncias da população consta a prisão de três pessoas em ocorrências simultâneas nos bairros Jardim Bandeirantes, em Maracanaú, no dia 26 de junho.

Populares denunciaram um ponto de tráfico na Rua Pedro Álvares Cabral, mas quando a Polícia chegou ao local se deparou com um homem acusado de ter participado de um tiroteio. José Wesley Soares Rodrigues, 18, foi denunciado por tráfico de drogas. Na residência foram encontradas 36 pedras de crack e dinheiro que a Polícia acredita ser oriundo do tráfico.

O Serviço Reservado do Ronda do Quarteirão da Pajuçara realizou um levantamento que acabou na prisão de Wesley e sua companheira, Ruth Hule Soares da Silva, 19, além de Francisco Eudes Queiroz da Silva, o ´Teté´, 28, que já havia sido preso por tráfico e roubo. O terceiro detido teve envolvimento em um tiroteio e estava nas proximidades da casa de Wesley quando foi reconhecido pela Polícia. Os três foram encaminhados ao 29º DP (Pajuçara) e autuados em flagrante delito.

Irmãos

No dia 2 de junho, um jovem de 19 anos foi preso em flagrante por tráfico de drogas e envolvimento com roubo de veículos na Travessa Antenor Almeida, no bairro Floresta.

Denúncias de populares informavam que dois irmãos realizavam tráfico de drogas e utilizavam automóveis roubados para praticar assaltos na área. A Polícia efetuou a prisão de Bruno Alves Moreno, 19.

Na casa dele, foram encontradas 10 gramas de cocaína divididas em quatro papelotes, quatro munições calibre 38, R$ 59 em moeda, uma balança digital de precisão, que caracteriza o crime de tráfico, além de uma chave falsa que era utilizada para roubar veículos. O irmão de Bruno, um adolescente de 17 anos, foi apreendido com um automóvel Corsa Sedan de cor preta, roubado no dia 25 de junho e já devolvido ao proprietário.

Procurados

Segundo informou o titular da Denarc, Pedro Viana, as apreensões de drogas do Disque Denúncia são recorrentes. Ele citou um caso de apreensão realizada no dia 24 de junho. "Um quilo de maconha, além de crack e cocaína. Os entorpecentes eram vendidos misturados e, além da droga, um revólver calibre 38 foi apreendido no Itaperi", detalha o delegado.

A população que deseja ver imagens dos bandidos mais procurados pela Polícia no Ceará pode acessar o site da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e conhecer o mural com diversas imagens dos foragidos da Justiça. Ali também estão postadas informações e dados básicos como nome, apelido, data de nascimento e crimes cometidos pelos bandidos. As fotos dos foragidos já capturados são marcadas. No portal consta o número do Disque Denúncia 181 para os internautas.


Trinta bairros receberam reforço da PM no Ronda


Com mais policiais nas patrulhas, as abordagens a suspeitos também aumentaram FOTO: J.L.ROSA

Além da iniciativa de reforçar serviço do Disque-Denúncia, no mês de maio, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) também remanejou parte d o contingente do Batalhão de Policiamento Comunitário (BPCom), Ronda do Quarteirão, que recebeu mais 32 soldados para atuar nas abordagens e segurança da população nos bairros mais críticos.

Cerca de 30 bairros foram beneficiados pela alteração no número de policiais em cada patrulha, passando de dois para três PMs. São eles, Aerolândia, Ancuri, Barra do Ceará, Barroso, Bom Jardim I e II, Bonsucesso, Centro, Cristo Redentor, Curió, Edson Queiroz, Floresta, Genibaú, Goiabeiras, Granja Lisboa, Granja Portugal, Jangurussu I e II, Jardim das Oliveiras, Jardim Guanabara, Jóquei Clube, Mondubim III, Monte Castelo, Mucuripe, Passaré, Pirambu, São João do Tauape, Siqueira, Vicente Pinzón, Vila Peri, Vila União e Vila Velha.

Já a Polícia Civil instalará uma Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas, para reforçar a ação de repressão ao tráfico de entorpecentes no Estado. 

Fonte: DN

Nenhum comentário: