1 de julho de 2013

COMBATE AO CRIME: PM REGISTRA AUMENTO NA APREENSÃO DE ARMAS

FOTO: FERNANDO RIBEIRO
Em apenas dois meses, quase 500 armas de fogo foram confiscadas pela Polícia Militar nas ruas da Capital e na RMF.

O número de apreensões de armas de fogo continua crescendo no Estado do Ceará, especialmente na Capital e sua Região Metropolitana. Somente em dois meses (maio e junho) deste ano, nada menos que, 463 armas foram confiscadas pela Polícia Militar nas ruas, a maioria, em poder de assaltantes.
Os números foram pesquisados pela Reportagem a partir dos registros diários de ocorrências constantes no Boletim da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops).


Dezenas de armas localizadas estavam com a numeração raspada, dificultando o trabalho das autoridades de identificar sua origem e como elas chegaram às mãos de criminosos.

Operações
Somente o Batalhão de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) apreendeu 400 armas no primeiro semestre deste ano. Conforme o comandante daquela unidade, major PM Márcio Oliveira, este resultado se deu por conta das operações que estão sendo potencializadas em vários bairros da Capital, principalmente aqueles onde vinham ocorrendo o maior número de assaltos e crimes de morte (homicídios).

São bairros já mapeados pela Assessoria de Análise Estatística e Criminal (Aaesc) e pela Coordenadoria Integrada de Inteligência (Coin) Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) como aqueles de maiores índices criminais.

A partir desse levantamento, as unidades especiais da Polícia Militar reforçam o trabalho diário do Policiamento Ostensivo Geral (POG) e do Batalhão de Policiamento Comunitário (BPCom), ou Ronda do Quarteirão. Entre eles, figuram o Jangurussu, Barra do Ceará, Vicente Pinzón, Genibaú, Planalto Ayrton Senna, Rosalina, Barroso, Conjunto Palmeiras, Vila Velha, Pirambu, Bela Vista e Pici.

Redução

As operações de reforço no policiamento tem permitido uma queda no número de homicídios em regiões que vinham sendo apontadas como críticas.

Uma delas, a Barra do Ceará, onde há várias semanas a Polícia não registra assassinatos.

Segundo o major Márcio Oliveira, em pelos menos, duas comunidades, o BPRaio reforçou a ação de suas patrulhas, seguindo uma determinação do Comando-Geral da PM e da própria SSPDS. No Bom Jardim, são quatro patrulhas atuando em quadrantes já previamente definidos. Na Barra do Ceará, são três equipes, cobrindo, inclusive, as comunidades das Goiabeiras e Vila do Mar.

Estatísticas

Entre os bairros que apresentam maiores índices de apreensões de armas de fogo figuram Messejana, Bom Jardim, Mondubim, Edson Queiroz e Genibaú. As estatísticas balizam as operações montadas pela PM através dos seus comandos de Policiamento da Capital (CPC) e Metropolitano (CPM), além do Comando do Policiamento do Interior (CPIs Norte e Sul).

Até o fim deste ano, a PM vai aumentar o efetivo do Batalhão Raio. Atualmente, são 32 patrulhas em circulação por vários bairros da Capital. Conforme o major Márcio Oliveira, até dezembro, serão 57.

FERNANDO RIBEIRO/EDITOR DE POLÍCIA 
FONTE: DN

Um comentário:

Alberto t disse...

Uma tremenda babaquisse, esse negócio de aoreender armas, ñ tenho visto nem um efeito positivo, ao contrário, o crime aumentou quase 100%, não acredito nisso e prá essa m... aí ñ quer dizer nada, tô fora.