10 de junho de 2013

TREINAMENTO: SIMULAÇÃO MOBILIZA APARATO DA COPA


Bombeiros, policiais, militares, socorristas, ambulâncias e até um helicóptero da Ciopaer foram mobilizados.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) realizou, na manhã de ontem, a simulação de um resgate de vítimas de acidente de trânsito. O treinamento aconteceu no viaduto da BR-116, entroncamento com a Avenida Raul Barbosa, na Aerolândia, e fez parte do plano de segurança para a Copa das Confederações.
A operação durou cerca de 26 minutos, a partir do registro simulado de ocorrência na Coordenadoria Integrada de Operações de segurança (Ciops) e a via foi interditada durante a ação.

Simulação

O treinamento reproduziu a situação de um grave acidente entre um automóvel modelo Corsa e um caminhão-tanque carregado de diesel, com risco de explosão. Na simulação, o motorista e passageiro do carro ficaram presos nas ferragens e foram retirados do veículo pelo Corpo de Bombeiros, que utilizou equipamentos específicos para o resgate das vítimas.


O Corpo de Bombeiros utilizou diversos equipamentos na reprodução de uma cena de acidente grave na alça do viaduto da BR-116 no entroncamento com a Avenida Raul Barbosa, na manhã de ontem, durante a simulação fotos: kléber gonçalves



Enquanto parte da equipe dos Bombeiros realizava a ação de salvamento, outro grupo resfriava o caminhão com jatos d´água para evitar que o foco de incêndio no carro se espalhasse e causasse uma grande explosão.
Os dois ´feridos´ foram socorridos por uma ambulância do Serviço Móvel de Atendimento (Samu). A primeira vítima foi retirada com lesões leves e encaminhada, de ambulância, para a um hospital de emergência.


O segundo resgate, com o ferido em estado grave, foi feito por um dos três helicópteros da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). O treinamento terminou com a presença da Perícia Forense, que examinou o veículo.

Policiamento

Na Avenida Raul Barbosa, policiais militares estavam presentes em cada esquina, em grupos de dois e quatro homens. Segundo informações do secretario de Segurança Pública e Defesa Social, coronel Francisco José Bezerra Rodrigues, o policiamento reforçado não ocorrerá apenas nos dias de jogo da Copa das Confederações.


Durante o suposto desastre, duas pessoas, feridas e presas nos destroços de um automóvel, foram resgatadas e levadas para o hospital. A primeira foi de ambulância, e a segunda, no helicóptero da Ciopaer. O treino agora será avaliado pela SSPDS

Bezerra revelou que a presença policial reforçada acontecerá não apenas no Castelão e nas vias que dão acesso á Arena, também nas áreas turística e hoteleira, além de pontos com maior probabilidade de delitos. "A segurança será feita tanto para a sociedade cearense, quanto para as pessoas que nos visitam", explicou o secretário.


O comandante da 10ª Região Militar (RM), general-de-divisão Araújo Lima, informou que a simulação estava prevista para acontecer durante a semana, mas, para evitar transtorno no trânsito, o treinamento aconteceu no domingo. Segundo ele, a operação faz parte de um conjunto de simulações que devem ocorrer entre os dias 11 e 12. Exercícios de salvamento serão acompanhados por autoridades no auditório do Castelão. As simulações de natureza terrorista com reféns serão no estádio. 

Fonte: DN

Nenhum comentário: