21 de maio de 2013

OITO MIL POLICIAIS FARÃO A SEGURANÇA NA COPA DAS CONFEDERAÇÕES NO CE.


Foi divulgado nesta segunda-feira, pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Cidadã (SPPDS), o esquema de segurança para a Copa das Confederações, que acontece em junho, em Fortaleza e em outras cinco cidades. Durante 24 horas, 170 policiais vão trabalhar apenas na escolta das seleções, garantindo a segurança nos trajetos entre o aeroporto, hotéis, centros de treinamento e a Arena Castelão.

Ao todo, 8 mil homens estão envolvidos em uma operação de segurança, que também terá a participação de dois mil homens do exército brasileiro. Na próxima semana, a Fifa assume o comando da Arena Castelão e também a segurança do entorno do estádio. Durante os jogo, a polícia formará "círculos" de segurança, com um policial para cada grupo de 50 torcedores.
De acordo com o Delegado Andrade Júnior, coordenador operacional da SSPDS, o primeiro círculo, em volta do estádio, ficará sob a responsabilidade do efetivo do Batalhão de Policiamento de Eventos (BPE). O segundo e o terceiro serão de atribuição dos grupos de elite, os batalhões de Polícia de Choque (BPChoque) e de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio). O quarto círculo será de responsabilidade do Regimento de Cavalaria e do Batalhão de Policiamento Comunitário (BPCom), ou Ronda do Quarteirão.


Durante os dias de jogos, a Fifa irá bloquear o acesso de carros a 800 metros da Arena Castelão e apenas veículos credenciados terão acesso ao estacionamento do estádio: os que transportarão as delegações de futebol, os de representação diplomática, os oficiais e as viaturas empregadas na operação. Torcedores terão que chegar ao estádio a pé.

Longe do Castelão, o policiamento será redobrado nas zonas que deverão ser visitadas pelos turistas e que também reunirão torcedores, como a Praia de Iracema, onde haverá durante todo o mês o "São João da Copa". Outra área que vai receber reforço de policiamento durante a Copa das Confederações será a Avenida Beira-Mar, onde estarão hospedadas as delegações das seleções.
Policiais do Raio e da Polícia Rodoviária Estadual já estão sendo treinados para a operação. O plano de segurança pevê, pelo menos, duas rotas de deslocamento dos comboios. Os treinos ocorrerão em três locais: no estádio Presidente Vargas, no Centero Olímpico da Unifor de Fortaleza (Unifor) e no Centro de Treinamento Esportivo, em Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), locais que vão ganhar reforço especial de segurança.
Fonte: G1CE

2 comentários:

Anônimo disse...

jaguaruana em protesto contra a enseguranca ,enquanto 8.000 homens fazem guarda de diversao de esporte pois e mais valioso o esporte q a vida humana. vao denovo vi votar nele

Anônimo disse...

É isso ai governador, faça seu nome para os desconhecidos porque pra nois Fortalezenses vc nao ganha nem pro sal.