19 de março de 2013

FERNANDINHO BEIRA-MAR COMEÇA A ESTUDAR TEOLOGIA EM PRESÍDIO


Considerado um dos maiores traficantes do País, Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, começou a cursar a faculdade de teologia no presídio federal de Catanduvas (PR), onde cumpre pena atualmente.Aprovado no vestibular da FTBP (Faculdade Teológica Batista do Paraná), Beira-Mar realizará o curso à distância, por meio de apostilas. A primeira já foi entregue.

A faculdade prevê, ao todo, 3.180 horas de aulas com temas relacionados à sociologia, filosofia, história, teologia, sociologia, metodologia, entre outros. Todas as provas serão acompanhadas por um professor da instituição que será escolhido por sorteio.
O traficante demonstrou interesse em estudar teologia durante um culto evangélico ministrado pelo capelão Luiz Magalhães, pastor da Igreja Batista do Bacacheri, de Curitiba. De acordo o professor Jaziel Guerreiro Martins, diretor da faculdade, Beira-Mar começou a questionar o capelão sobre questões relacionadas à fé e disse que gostaria de conhecer "mais a fundo" a religião.
Como já havia um detento cursando teologia dentro do presídio, o capelão sugeriu que se inscrevesse no vestibular. 
No final de fevereiro, um professor aplicou as provas dentro da cela. Aprovado, o traficante foi matriculado no curso com a chancela da Justiça.

A mensalidade, no valor de R$ 242,00, será paga pela Igreja Batista do Bacacheri, que decidiu doar uma bolsa de estudo ao traficante. 
A igreja costuma custear mensalidades de seus membros que não têm condições financeiras para pagá-las. No caso de Beira-Mar, a legislação proíbe que familiares custeiem os estudos.

Na semana passada, durante julgamento no Rio de Janeiro que o condenou a mais 80 anos de prisão por ordenar assassinatos, Beira-Mar revelou que estava cursando teologia, admitiu alguns crimes, disse que sofria muito e queria pagar o que deve à Justiça.  Para o diretor da FTBP, a declaração de Beira-Mar sugere que há um "mover de Deus" em sua vida. "Existe algo dentro dele que o está levando para mais perto de Deus", afirmou.
Segundo Martins, é "quase impossível", alguém como Beira-Mar declarar que pretende pagar pelos crimes se não estiver motivado por uma mudança, mas disse que ele deve cumprir a pena imposta pela Justiça. 
O Ministério da Justiça informou que todos os presos têm direito à educação conforme prevê a Constituição Federal e a Lei de Execuções Penais.

Fonte: DN

5 comentários:

Unknown disse...

Cada vez, deixamos de entender o sistema as autoridades afirmam direitos constitucional aos presos como:salários, educação..... E o cidadão de bem so paga o preço.

Carlão Polícia disse...

É impressionante a quantidade de marginais e vagabundas que pegaram uma "pena braba" de mais de 80 anos de cadeia, e atualmente usam Deus prá dizer que agora vão ser bonzinhos, não farão mais mal aos Pais, família e sociedade do bem.

Anônimo disse...

Por que esse vagabundo não pensou antes de matar dezenas de pessoas? o inferno o espera!

Anônimo disse...

Esse Fernando Beira-Mar, certamente matou e traficou em nome do capitalismo, porém, nos EUA, há estados que matam em nome da Lei. Sobre a cristandade, Saulo de Tarso, o querido apóstolo Paulo de Também, prendia, julgava e condenava quem quer que fosse encontrado falando em nome de Jesus... Tirem suas conclusões acerca do que não se conhece e do que não se dar a conhecer. E noutra vertente, o Estado só tem o direito de tirar dos sentenciados, apenas a liberdade, porém, o restante é direito objetivo, axiológico, puro e humanista. O futuro não pertence a nenhum verme mortal, mas ao Santo dos Santos e Ele é perdoador, esse é um sentimento que talvez o ser humano não seja capaz de compreender, mas é real e necessário. E outra, pena de 80, 100 e 400 anos como se tem ouvido no Brasil, é no mínimo uma bravata absurdo, do ponto de vista constitucional, haja vista, constar em seus primeiros artigos constituídos na CF-88 da Rep. Federativa do Brasil, que a pena não poderá passar do sentenciado(não haverá prisão de caráter perpétuo e de nem pena de morte). O direito humanista está amplamente amparado pela filosofia Jusnaturalista de são Tomás de Aquino e de Santo Agostinho e a nossa gloriosa Constituição Federal recepcionou muito bem essa doutrina jurisfilosófica, é tanto que assentada em seu berço esplêndido. "O homem é produto do meio" "Ele não nasce ruim, ele é reeducado por diversos meios" "O capitalismo tem transformado vários caráteres a ponto de observarmos verdadeiros monstros naqueles que não estão conosco, porque se o praticante do mal estiver ao nosso lado - ele é inocente, ele é vítima de perseguições, etc." É, ou não É? Saudações.

obadias lopes disse...

bom no meu pensamento de cordo com a biblia vemos a historia de saulo de tarso que figurativamento podemos comparar com o beira mar,Deus o escçlheu para pregar as boas novas aos poderosos,na~oque eu estejaa dizendo que beira mar foi escolhido por Deus para pregar para os poderosos,mais o que eu quero dizer que Deus veio salvar e buscar o que se havia perdido, Deus n~so se ilimita em salvar somente ladrão de galinha e ladrão barato mais salvar corruptos que existe neste pais,muitos criticam beira mar por sr um traficante perigoso sim ele é perigoso mais existi muitos ladroes no poder e Deus quer salvar tambem todos eles para que eles possa mudar de vida e ser uma nova pessoa Deusama a todos mais abomina o pecado feito pelo o pecador, muito antes de julgar os outros pense nos seus pois vivemos num mundo onde somos sujeito a cometer erros, mais se podermos fujir fujiremos,on de devemos nos esconder é nos braços de cristo só ele tem o poder de nos livrar do mal que nos rodeiam