5 de fevereiro de 2013

VÍDEO MOSTRA VEREADORES DE URUOCA RECEBENDO PROPINA

O Ministério Público do Ceará divulgou nesta segunda-feira (4) um vídeo que mostra vereadores do município de Uruoca, na região norte do Ceará, recebendo propina para aprovar matérias de interesse da prefeitura. De acordo com o promotor de Justiça Eloylson Landim, da Procuradoria dos Crimes contra a Administração Pública (Procap),  as imagens foram gravadas a pedido do então prefeito Manoel Conrado, que não se reelegeu nas últimas eleições.

De acordo com a investigação do Ministério Público, cada um recebia cerca de R$ 1 mil por mês. O caso ficou conhecido como "mensalinho de Uruoca".
Os vereadores Eraldo Batista Lima, Maria Aldebiza Silveira Carneiro, Elônio Sales Gomes, Júnior Marçal e Evilaques Araújo da Silva - hoje vice-prefeito do município - estão presos na Delegacia de Capturas, no centro de Fortaleza. A prisão preventiva dos cinco foi decretada pela Justiça em 16 de janeiro, mas eles fugiram antes dos mandados de prisão serem cumpridos. Eles se apresentaram nesta segunda-feira e agora cumprem prisão temporária de cinco dias.
“Eles devem permanecer cinco dias presos, é o período estabelecido pela pedido de prisão temporária. Depois, veremos a necessidade de prorrogar ou pedir prisão preventiva [30 dias]”, disse  Landim. A prisão temporária e a quebra do sigilo bancário dos suspeitos foi solicitado pela Procuradoria dos Crimes contra a Administração Pública (Procap) e atendida pelo juiz Fábio Medeiros Falcão de Andrade em 10 de janeiro. Segundo Landim, os investigados fugiram antes mesmo dos mandados chegarem ao Ministério Público.
Dentre os crimes cometidos pelos vereadores, destacam-se a de corrupção ativa e passiva. Para Eloilson Landim, “estamos diante de uma quadrilha especializada em se apropriar de dinheiro público, que por meio de conluio entre vereadores e servidores municipais, conseguia fraudar o processo legislativo”.
A apuração preliminar feita pelo MP aponta que nos anos de 2009 a 2011 foram desviados cerca de R$ 12 mil, por ano, para cada vereador envolvido em Uruoca. A previsão é que o montante desviado seja superior, mas o valor real só poderá ser conhecido e provado após a prisão temporária, busca e apreensão e quebra dos sigilos bancário e fiscal dos envolvidos.
Fonte: G1CE

30 comentários:

Anônimo disse...

JUSTIÇA O QUE DEVE SER FEITO E MAIS NADA.

Anônimo disse...

dEPOIS D NOSSO LULA MUITA COISA MUDOU EM NOSSO BRASIL............

Anônimo disse...

A SENHORA PRESIDENTE DA CAMARA SE DIZIA A TODA PODEROSA A JUSTIÇA A ALCANÇOU E AGORA!!!

Anônimo disse...

O POVO TAMBEM TEM CERTA CULPA, ACHO QUE JA TAR NA HORA DE SABEMOS EM QUEM REALMENTE QUER FAZER ALGO PELO POVO, EM PROL DA COMUNIDADE... CADEIA NELES!

Anônimo disse...

É bom demais ter todo e mais um poco as custa do poder publico... assim todo mundo quer!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Que belos representantes Uruoca tem, ainda bem que ainda existe justiça!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Parabens sonhores politico, belo exemplo de como se mete a mão no money publico.........

Anônimo disse...

Muito bem o trabalho da justiça... e aposto de isso é só o começo, o povo uruoquense a anos que torçe por isso... a tempos que ver as coisas erradas que acontecem em Uruoca, mas são obrigados a ficarem calados por medo e ter que aguentar esse bandidos não serem castigados...

Anônimo disse...

ESTES SAO OS POLITICOS QUE NOS QUEREMOS????

Anônimo disse...


UM CANDIDATO A VEREADOR GASTA EM 60 DIAS DE CAMPANHA UMA MEDIA DE 100 A 300 MIL PRA TER UM SALARIO DE POUCO MAIS DE 6000,00
DURANTE 48 MESES DAR UMA MEDIA DE 288.000 SAO TAO CARIDOSOS

Anônimo disse...

Agora estamos vendo a justiça trabalhar.....

Anônimo disse...

Só mesmo a justiça pra conter esses assaltantes do dinheiro público. Carlaos Caetano.

Anônimo disse...

Excelente reportagem, só assim o povo fica sabendo das maracudaias des politcos safados.

Anônimo disse...

Se devolverem o dinheiro roubado ja é uma grande coisa......................

Anônimo disse...

Tem que ser uma pena bem severa!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Que excelente exemplo tar dando o ministerio publico.

Anônimo disse...

São pessoas iguais a estas que devemos excluir de nossos quadros polticos. Rui Campos.

Anônimo disse...

Este tipo de gente deve ser excluido da politica. Não teem a menor competencia de serem representantes de quaisquer comunidades, ja tem gatuno de mais................. JA CHEGA... o povo é que sofre com certos atos vergonhosos.

Anônimo disse...

Não devemos esperar so pela justiça, pois com certeza alguns destas pessoas em destaque, vão, nas proximas eleições tentar enganar alguns eleitores aí sim é a vez de o povo dar a sua resposta. Manoel Raimundo, Uruoca-CE.

Anônimo disse...

Chega de politicos Mentiros; captalistas e safados..............

Anônimo disse...

O povo tem saber e intrepretar os discursos demegogicos dessas pessoas gatunas...

Anônimo disse...

Este momento é triste e deligado para o povo de Uruoca-Ce. pois estamos vivendo uma verdadeira vergonha causada por uma coja de politicos safados. Não possivel que certas pessoas ainda se atrevão a se canditatarem a algum cargo publico em nossa cidade!

Anônimo disse...

Olha que belo exemplo deu o nosso vice...

Anônimo disse...

Acima de tudo e abaixo de nosso Deus,eu acredito que a justiça vai castiga-los....

Anônimo disse...

Poxa não é possivel que ainda vamos eleger pessoas iguais a estas.............. Vergonhaaaaaa

Anônimo disse...

Ainda bem que nosso pais tar mudando.................. Tem gente provando o gosto de uma cadeia!

Anônimo disse...

Olha que bom ... A JUSTIÇA CHEGOUUUU!!!

Anônimo disse...

TOMARA QUE DESTA VEZ NÃO VIRE UMA PIZZA... DINHEIRO PUBLI É PARA SER GASTO COM O POVOOOO...

Anônimo disse...

Não vou parabenizar ninguém por enqto, só parabenizo se na verdade esses ratos devolverem todo dinheiro roubado a luz do dia e passarem pelo menos uns 20 anos no presídio, caso contrário, necas de parabéns, pq até hoje nunca vi nenhum político ladrão devolver nada e nem se passaar mais que uns 02 dias bolando pelas delegacias. tou escaldados com essa justiça do Brasil, olhem o belo ex: do congresso nacional, então tou de mutuca.

Anônimo disse...

ta ir bandos de manés canbadas de otario que trabalhão o dinheiro de vcs estao aiii srsrsrsrs