8 de janeiro de 2013

IPPOO I É DESATIVADO E PRÉDIO SERÁ LEILOADO.

O prédio do Instituto Penal Professor Olavo Oliveira I (IPPOO I), no Bairro Itapery, em Fortaleza, será leiloado. Segundo a  Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará (Sejus-CE), “por se localizar em zona eminentemente urbana, a unidade não representa mais um modelo viável nas políticas penitenciárias atuais”. Na manhã desta terça-feira (8), os 59 detentos que restavam na unidade prisional foram transferidos. A Sejus-Ce aind anão informou data para realização do leilão.

O governo do Ceará informou, por meio da Sejus-CE, que assina em fevereiro a ordem de serviço para a construção de uma nova unidade, já licitada, para receber os presos em regime semiaberto que antes ficavam instalados no IPPOO I. A obra, que vai ocorrer em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, prevê a construção de 944 vagas e estará adaptada para as exigências da Lei de Execução Penal (LEP), com oferta de oportunidade de trabalho, profissionalização e educação.

Parte dos detentos do IPPOO I, que funcionava em  regime semiaberto, foram transferidos para o  Instituto Penal Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II), em Itaitinga. Segundo a Sejus, Desde o início de 2012, por decisão do Juiz Corredor dos Presídios, Luiz Bessa Neto, a unidade dedicada a presos condenados, passou a receber presos do regime semiaberto que ainda aguardam carta de emprego ou benefícios da Justiça. Atualmente, o IPPOO II possui 561 presos.

IPPOO I
 
Em 2011, um deputado estadual denunciou a "comodidade" dos presos dentro da unidade. Fotos mostravam que os detentos ficavam soltos. Usavam drogas e celulares sem serem incomodados. Apenas 8 policiais faziam a segurança do presídio. Àquela época, quase 600 presos - a maioria do regime semiaberto - estavam na unidade. O local tinha capacidade para 300.

Fonte: G1CE

Nenhum comentário: