24 de janeiro de 2013

FUGA NA DECAP É FRUSTRADA PELA PM


O excesso de detentos nos xadrezes das delegacias de Polícia Civil da Grande Fortaleza continua causando transtornos. Na noite de terça-feira, praticamente todas as grades foram serradas pelos detentos na Delegacia de Capturas e Polinter (Decap), Centro. Eles planejavam praticar uma fuga em massa durante a madrugada de ontem.


Segundo o diretor do Departamento de Polícia Especializada (DPE), delegado Jairo Pequeno, o clima é muito tenso. Segundo ele, as situações que colocam policiais e os próprios presos em risco são frequentes. "Na Decap, desta vez, encontramos quatro celulares e praticamente todos os presos estavam soltos. Eles encostaram as grades nas paredes para simular que estavam em ordem, mas quando o Batalhão de Choque fez uma vistoria, descobriu que tudo já tinha sido arrancado".

Sobre a situação das demais delegacias da Capital e região metropolitana, o delegado assegura que não é diferente. "Nestes três últimos dias, tivemos problemas no 12ºDP (Conjunto Ceará), de onde transferimos 12 presos; e 13ºDP (Cidade dos Funcionários) de onde três foram removidos. Além disto, por medida de segurança e para evitar confusões, a carceragem do 19ºDP (Conjunto Esperança) foi totalmente evacuada", afirmou.

Pequeno atribui as tentativas de fuga ao tempo demasiado longo que os presos permanecem nas DPs. "Quanto mais tempo eles ficam nas delegacias, mais têm para planejar as fugas".

Carnaval

O delegado afirmou, também, que há uma preocupação especial da Polícia em relação ao Carnaval. "Esperamos que a Secretaria de Justiça (Sejus) e a Secretaria de Segurança Pública (SSPDS) se sensibilizem com a situação da Polícia durante o Carnaval. Normalmente, já enfrentamos tentativas de fuga, motins e presos doentes. Isso aumenta em feriados como o Carnaval". 

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: