5 de dezembro de 2012

COMANDANTE GERAL DA PMCE ANUNCIA REDUÇÃO DE HOMICÍDIOS.

O comandante da PM do Ceará, coronel PM Werisleik Ponte Matias, anunciou, na tarde de ontem, uma diminuição do número de homicídios, na Capital e Região Metropolitana, nos últimos três meses. Segundo Matias, os assaltos, do tipo ´saidinha´ bancária também sofreram diminuição neste período.
Os números da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) apontam para uma queda de 8,05% nas execuções de outubro para novembro.

De acordo com a SSPDS, no último mês aconteceram 137 homicídios na cidade de Fortaleza e 185, se somadas a Capital e a Região Metropolitana. Para Werisleik Matias, a diminuição se deu graças a uma atenção especial que a PM vem tendo em relação ao assunto. "Esta é uma das nossas prioridades, porque, diminuindo os homicídios, aflora o sentimento de segurança na população. Ainda não estamos satisfeitos, mas trabalhando no caminho certo", afirmou.

Coronel PM Werisleik Matias afirma que a tropa passou a ocupar os bairros que apresentam maiores índices de criminalidade e o resultado vem sendo positivo

O comandante ressaltou ainda, que bairros considerados violentos, como a Barra do Ceará, Pirambu, Vicente Pinzón e Jangurussu fecharam o mês com números animadores neste sentido, mas lembrou que isto não soluciona o problema. "Locais preocupantes como eram o Gueto (Barra do Ceará), as favelas do Plástico e do Sossego (Antônio Bezerra), e a Pracinha do Abel (Pirambu) foram ocupados e pacificados pela Cavalaria e pelo Raio. Bairros como o Bom Jardim e o que determinamos como ´Território da Paz´ continuam sendo problemáticos".

Ele ressaltou também que, bairros que não apareciam nas estatísticas dos homicídios estão despontando, por um fenômeno que chamou de ´migração de local de crime´. "Quando dominamos a situação, os criminosos vão para outros lugares. É o que está acontecendo com o Siqueira e o Moura Brasil, por exemplo. O importante é que estamos preparados para impedir esta migração", disse Werisleik.

Outros números
A SSPDS informou ainda, que houve uma redução de 12,98% em relação ao mesmo período de 2011, no número de ´saidinhas´ bancárias. As apreensões de arma de fogo aumentaram, e já representam 19% comparado com 2011. No ano passado inteiro foram 4.592 armas apreendidas e até agora, em 2012, já foram 5.442. O comandante pede que as pessoas denunciem os crimes que presenciarem. "Assim, o problema diminuirá".

Fonte: DN

Nenhum comentário: