29 de setembro de 2012

DROGAS NAS UNIVERSIDADES: CONSUMO ACONTECE MESMO COM PROIBIÇÃO.

Em campus menores da UFC, como no de Direito e no de Administração de Empresas, estudantes afirmam que o consumo de drogas ilícitas é mais difícil. De acordo com os que foram ouvidos pelo Jangadeiro Online, bebidas alcoólicas, no entanto, são mais comuns. “Já vi gente bebendo nos CA´s”, conta uma aluna do curso de Administração. “Em ocasiões especiais, ‘rola’ uma cerveja”, comenta um estudante do curso de Direito.


Já na Universidade Estadual do Ceará (Uece), alunos relatam que o consumo ocorre tanto no campus do Itaperi quanto no Centro de Humanidades, no bairro de Fátima. “Uma vez, vi um grupo fumando maconha descaradamente no CH, de tarde, e ainda tinha uma criança no meio”, relata uma estudante. No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), as denúncias são de que o consumo de drogas e álcool ocorre principalmente no Departamento Central de Estudantes (DCE).

É preciso mais vigilantes, diz UFC

O diretor da Divisão de Vigilância e Segurança da UFC, Agostinho Teixeira da Silva, reconhece o consumo de drogas e bebidas nos campi da instituição e afirma que vem tentando combater o problema. “Já sabemos os pontos críticos, mas é preciso contratar mais seguranças para aumentar a fiscalização”, defende. Atualmente, somente no campus do Pici, ele afirma que são 65 seguranças terceirizados por dia, mais duas motos e um veículo de patrulhamento móvel.

“Eles [os estudantes] sabem que não é permitido, mas entram com as bebidas e as drogas escondidas”, comenta Agostinho. Segundo ele, quando os seguranças flagram os alunos, pedem para que se retirem do local. “Em alguns casos mais descarados, a gente chega a encaminhar para a Polícia Federal”, acrescenta. Na opinião do diretor, para acabar de vez com o problema, é preciso um trabalho em conjunto “da segurança, das prefeituras e das coordenações dos cursos”.

IFCE estranha denúncias

O diretor do campus do IFCE de Fortaleza, professor Moisés Mota, diz estranhar as denúncias feitas ao Jangadeiro Online. De acordo com ele, não há queixas de estudantes à direção do campus há anos. O professor reconhece, no entanto, que, pelo fato do IFCE ser grande, com muitos blocos e becos, algum estudante pode ter visto consumo de “modo sutil”, mas não houve reclamações.

“Temos sistema de controle de acesso de estudantes e terceiros. Na portaria, há catracas em que o estudante digita um código de acesso. Na recepção, é realizada a entrada de pessoas de fora, sendo o visitante fotografado. São cerca de 100 câmeras de segurança espalhadas e estão sempre monitoradas”, afirma.

O Jangadeiro Online tentou falar com o reitor da Uece sobre assunto, mas a assessoria de imprensa da instituição informou que ele não estava na Universidade até o fechamento deste post.

Fonte: Jangadeiro

Nenhum comentário: