9 de agosto de 2012

OPERAÇÃO DE INTELIGÊNCIA: SEQUESTRADORA FORAGIDA É PRESA DURANTE VELÓRIO.

A cearense Orlandina Carneiro havia fugido do Rio Grande do Norte, onde sequestrou um empresário de eventosUma operação realizada na noite de ontem por agentes do Departamento de Inteligência Policial (DIP), da Polícia Civil do Ceará, resultou na prisão de uma mulher acusada de integrar uma quadrilha interestadual de sequestradores. O grupo foi desarticulado, há duas semanas, no Rio Grande do Norte, mas a acusada havia conseguido furar o cerco da Polícia potiguar.

 
Ontem, Orlandina Torres Carneiro, 33, acabou sendo detida pelos agentes do DIP no velório de um sobrinho. A prisão ocorreu dentro de uma igreja evangélica, situada na Rua Guanabara, no bairro Pan-Americano, onde ocorria o velório de uma criança de 5 anos de idade, sobrinha da acusada. A operação foi chefiada pelos delegados Francisco Carlos de Araújo Crisóstomo e Sâmia Rios, do DIP.
Sequestros

Orlandina Carneiro, natural de Crateús (354Km de Fortaleza), é dona de uma extensa ficha de crimes, que incluem estelionato e formação de quadrilha. Apontada como ´cartãozeira´, ela acabou sendo detida depois de um trabalho de investigação sigilosa que envolveu as polícias do Ceará e Rio Grande do Norte.

Desde o último dia 20 de junho, Orlandina era considerada foragida pela Justiça potiguar, quando teve prisão preventiva decretada pela juíza de Direito Valentina Maria Damasceno, da Comarca de Ceará-Mirim.

O grupo do qual ela era integrante foi o responsável pelo sequestro de um empresário na cidade de Ceará-Mirim (RN), no dia 17 de junho. O jovem Porcino Fernandes da Costa Segundo, o ´Popó Porcino´, que atua em eventos de vaquejada na região de Mossoró, foi levado para o cativeiro, uma casa de veraneio na Praia do Pitangui, no Município de Extremoz, e ali passou 37 dias sob coação.

No fim do mês passado, o cativeiro foi ´estourado´ por policiais da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor), da Polícia Civil do Rio Grande do Norte, sob o comando da delegada Sheyla Freitas.

Prisões e morte

Durante o cerco, um dos principais componentes do bando morreu em um tiroteio com a Polícia. Era o foragido cearense Francisco Genério Bruno da Silva, sequestrador e assaltante que havia escapado do Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS) em março passado. Ele usava documento falso com o nome de José Erisvan de Sousa e era tratado pelos comparsas pelo apelido de ´Cabeção´.

Também na operação foram presos outros quatro criminosos cearenses, o sequestrador e pistoleiro Paulo Victor Lopes Monteiro, 25; a namorada dele, Bruna de Pinho Landim; José Orlando Evangelista da Silva e Anderson de Sousa Nascimento. Faltava capturar apenas Orlandina.

Na madrugada de ontem, a acusada foi levada para Natal pela delegada Sheyla Freitas.

PROTAGONISTA
Bandido fugiu do IPPS e comandou sequestro no RN

Francisco Genério Bruno da Silva era apontado como um dos mais perigosos sequestradores cearenses. No mês de março ele fugiu, misteriosamente, do IPPS e foi se esconder no Cariri. Ali, juntou-se ao bando que tinha como um dos principais comparsas o também cearense Paulo Victor Lopes Monteiro. Genério, que era chamado pelos cúmplices pelo codinome ´Cabeção´, acabou morrendo em uma troca de tiros com a Polícia potiguar no ´estouro´ do cativeiro
FERNANDO RIBEIRO-EDITOR DE POLÍCIA
Fonte: DN

Nenhum comentário: